HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

No mês que celebra meio século, a Emalto é exemplo para gerações

Se de fato uma empresa pode servir de exemplo para outras empresas, certamente que a Emalto é uma dessas credenciadas.

Não apenas pela sua excepcional capacidade de evoluir nos métodos fabris, mas também pelos valores intrínsecos nas relações entre a alta direção e os colaboradores da empresa.

Fundada por Alexandre Torquetti em 1974, tendo como estrutura funcional uma pequena oficina no fundo de sua casa, em Timóteo, a empresa Estruturas Metálicas Alexandre Torquetti – Emalto, movida pela vontade de continuar trabalhando após sua aposentadoria na Acesita (Aperam South America) é criada para pequenos serviços.

Ser essa empresa referência, não aconteceu da noite para o dia, foi uma longa história, marcada pela autoconfiança, persistência, sabedoria, valores éticos e coesão familiar.

Tudo começou em Prudente de Morais, onde Alexandre Torquetti nasceu de João Torquetti e Maria Tinoco. Ainda adolescente, muda-se para Barão de Cocais com seus pais. O dom da música desperta no jovem, e ele ingressa na Corporação Musical São João Batista, tocando trompete.

Ali, em Barão, onde também a siderurgia mineira florescia, Alexandre Torquetti ingressa na Cia. Brasileira de Usinas Metalúrgicas, em Morro Grande, Barão de Cocais, em 1941. Iniciava então naquela rudimentar indústria siderúrgica seu destino: transformar o aço em produtos elaborados.

Nascedouro da Estruturas Metálicas Alexandre Torquetti – Emalto, nos fundos de sua casa, no bairro Funcionários – Foto: Acervo Emalto

 

Em seu segundo endereço, no bairro João XXIII – Foto: Acervo Emalto

 

O terceiro endereço e atual, no início das atividades – Foto: Acervo Emalto

 

No novo galpão com ponte rolante, a Emalto amplia sua capacidade de produção – Foto: Acervo Emalto

Do fundo de sua casa, passando pelo bairro João 23, a Emalto se estabelece na atual avenida Emalto, na década de 1970, onde Alexandre Torquetti monta uma equipe mais que especial, formada pelos seus cinco filhos, Alexandre Jr. Paulo Roberto, Eduardo, Antônio Carlos (Abelha) e Humberto.

Alexandre Torquetti em sua mesa de trabalho no escritório ainda em madeira – Foto: Acervo Emalto

Alexandre Torquetti e Diretores

Com os filhos na direção da empresa, a Emalto surpreende seu próprio fundador, vindo a se destacar no cenário nacional na área de caldeiraria pesada.

Alexandre Torquetti com Alexandre Jr., Paulo Roberto, Eduardo, Antônio Carlos e Humberto, então futuros diretores da Emalto – Foto: Acervo Emalto

O arrojo da Emalto rompeu fronteiras, fabricou o que jamais imaginou em seus primórdios, e conquistou a engenharia da qualidade.

Alexandre Torquetti imprimiu em sua empresa uma filosofia de trabalho admirável, conferindo aos seus colaboradores o afetivo conceito de “Família Emalto”. Torquetti primava pela qualificação sem limite, buscando enquadrar sua planta industrial nas principais normas de gestão. A inovação e a boa relação com a comunidade era outra marca impressa em sua trajetória. Alexandre Torquetti sempre afirmava: “O diferencial da Emalto é a nossa gente”.

 

Desde os primórdios, a Emalto desafiava sua própria capacidade de fabricação, como este extenso tanque de óleo para a laminação da Acesita (Aperan South America) – Foto: Acervo Emalto

Nasce o Grupo Emalto

Superando desafios e avançando na direção da excelência, a Emalto transforma-se no Grupo Emalto, integrando à marca novos serviços e produtos. É criada a Emalto Indústria Mecânica; uma nova unidade da Emalto Estruturas Metálicas; a Emalto Montagens Industriais; Emalto Energia; Torque Diesel; Emalto Agronegócios e Fundação Emalto.

 

A sofisticada Coifa Móvel para Aciaria, consolidava a Emalto no seleto grupo de fornecedores para as indústrias estratégicas nacionais. Alexandre Torquetti na saída da peça para o cliente ArcelorMittal – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

 

O imponente descascador de eucalipto para a indústria de celulose  – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

 

Alexandre Torquetti e seu filho Paulo Roberto (atual presidente), na entrega de mais um Tambor homogeneizador de minério, para a Vale – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

Fundação Emalto

O amor pela música, inspirou Alexandre Torquetti criar a Fundação Emalto, equipada com uma escola de música para jovens e cursos profissionalizantes. Na Fundação, nasceu a Banda Ema, formada por funcionários da empresa.

Todos os anos, no final do curso, os alunos da Fundação Emalto têm a oportunidade de se apresentarem para o grande público, na Fazenda Vovô Laurindo – Foto: Lucas Coimbra Guerra

Isenção de inspeção

A integridade fabril da Emalto, permitiu a ela receber o Certificado de Isenção de Inspeção da Usiminas.

Em 2023 a Emalto fabrica o complexo convertedor para Aciaria da Usiminas, de 270 toneladas- Foto: Elvira Nascimento

O Grupo Emalto consolidou-se como empresa familiar de envergadura e celebra meio século, carregada de virtuosos legados, que sedimentarão os caminhos das novas gerações em sua jornada para o futuro.

Em 6 de novembro de 2014, Alexandre Torquetti despede-se de uma vida dedicada e feliz – Foto: Elvira Nascimento

 

HOME HEADER 2 – FSFX – CURSO CAPACITAÇÃO PCD

Um Comentário

  • Maxiliano Silva paiva disse:

    Meus parabéns a toda família e pelo exemplo de pessoas que Deus nos deu a honra de ter feito parte dessa história..

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página