Sábado dia 6, o Comtur de Coronel Fabriciano, realizou um tour pelos principais atrativos turísticos da Serra dos Cocais, como parte de um cronograma de visitas técnicas, visando um maior conhecimento sobre estes atrativos
A Serra dos Cocais situa-se na área rural do município, há quase mil metros de altitude, de onde desce grande parte da água que abastece parte da população fabricianense. Com clima de montanha, a Serra abriga várias cachoeiras, uma população acolhedora, pousadas e restaurantes e diversas trilhas. É também ponto de encontro de cavaleiros na Praça do Tropeiro, local do monumento que homenageia os primeiros desbravadores da região.
Coordenado pelo gerente de Turismo, Waldiney Renato Carvalho/Vava e a supervisora de equipamentos e circuitos turísticos, Emanuelle Simão, a visita técnica começou pelo Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Córrego Alto.
O Santuário é um dos poucos espaços sagrados, no território da diocese de Itabira / Coronel Fabriciano, com acentuada característica de piedade e fonte de peregrinação. Este, construído em 1960, no alto de um morro, recebe peregrinos de várias regiões do estado. Além do templo, o santuário é rodeado por uma ampla área de floresta, com diversas trilhas que leva ao Morro do Terço, onde regularmente celebram-se uma reza.
Mirante da Pedra dos 100 Homens
A próxima parada foi no Mirante Pedra dos 100 Homens, onde se tem o primeiro contato com a atmosfera da serra e a vista panorâmica do bairro Caladão. Feito em madeira, equipamento passará por restauro.
Seguindo a estrada de terra patrolada, passamos por alguns jipeiros que utilizam a irregularidade topográfica comum na região para praticar as Trilhas de Jeep, e alguns ciclistas, desafiando a longa subida até Santa Vitória dos Cocais.
Mirante Ver a Cruz
Mais acima, a equipe do Comtur dirigiu-se para o Mirante Ver-a-Cruz. Há pouca distância da estrada principal, do local pode se avistar todo a érea urbana de Coronel Fabriciano e parte do município vizinho de Ipatinga.
Mirante do Cachoeirão
Os conselheiros seguiram então para o Mirante do Cachoeirão. Bem cuidada, a estrada com cerca de 6 km, leva a uma das mais fantásticas vistas panorâmicas do Vale do Aço. Do local, avista-se três quedas d´água: O Cachoeirão, a Cachoeira do Cristal e a Cachoeira José Felicíssimo, rodeada por remanescente da Mata Atlântica. O Cachoeirão foi tema de uma forte manifestação popular em defesa do meio ambiente no passado.
Capela de São José e Empório Serra dos Cocais
Do Cachoeirão, a visita técnica seguiu direto para a Igreja de São José no chamado Cocais de Cima. Construída com ajuda da comunidade há mais de 60 anos, a escolha do santo padroeiro tem uma história ligada ao grande número de pessoas da comunidade como o mesmo nome, José. Totalmente restaurada pela própria comunidade, no templo comemora-se a Festa das Marias e dos Josés.
Empório Serra dos Cocais
Nas proximidades da igreja, a equipe de conselheiros visitou Empório Serra dos Cocais, um local altamente estruturado, bonito e acolhedor. Atendendo apenas aos sábados e domingos, é necessário agendamento para desfrutar da qualidade de seus serviços.
Hortaliças do Rancho
Ainda em São José dos Cocais (Cocais de Cima) a equipe visitou o Hortaliças do Rancho. O local além de produzir em larga escala verduras e legumes orgânicos, tem seu restaurante próprio, onde serve uma comida tipicamente rural. Sua produção é vendida nas feiras livres na área urbana de Coronel Fabriciano. Comprar na própria horta é também uma boa opção para tornar o dia no Cocais mais agradável.
Cachoeiras da Limeira e Escorrega
Nas proximidades, a equipe foi conhecer as cachoeiras da Limeira do Escorrega.
A Cachoeira da Limeira, uma das quedas d´água mais deslumbrantes para se praticar o rapel, é considerada Classe A pelos esportistas. Obviamente que aqueles que queiram sentir as fortes emoções que o rapel oferece, deve-se contar com profissionais especializados neste tipo de esporte, devido o risco inerente à atividade. A Caminhos Gerais recomenda a empresa “Esporte No Vale Adventure”, Fone: 985869516.
Da Limeira, a equipe seguiu para a Cachoeira do Escorrega. Essa, mais acessível ao lazer, inclusive familiar, a cachoeira é uma das mais belas da região, devido sua longa rampa em pedra, onde suas águas escorrem suavemente. Uma das peculiaridades da cachoeira é permitir que os banhistas escorreguem do alto de sua corredeira, vindo a despencar numa piscina natural. Sob os cuidados da comunidade, a área ira receber banheiros público e infraestrutura mínima.
Sítio Simão
No almoço, os conselheiros puderam saborear a verdadeira comida rural. No Sítio Simão, foi servido arroz, feijão, frango com quiabo, angu e palmito indaiá. Para beber, suco de limão com couve ou suco de jambo. O sítio fica à margem de um lago a cerca de 4 km de São José dos Cocais. Além do almoço, a equipe pode trazer para casa produtos feito no local, como geleia de jambo, farinha de milho torrada e algumas quitandas.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Aproximando do final da visita técnica, o destino foi a igreja de Nossa Senhora da Vitória em Santa Vitória dos Cocais (Cocais de Baixo). Sendo totalmente restaurada, a igreja construída pelas mãos da comunidade recebeu forro e telhados novos. Sua inauguração está prevista para breve.
Monumento ao Tropeiro
Em Santa Vitória dos Cocais, encontra-se o Monumento ao Tropeiro na Praça do Tropeiro. O espaço é um marco da origem da comunidade. Ali, uma ampla cobertura de sapé servia de rancho aos tropeiros que cruzavam a região, vindo de Joanésia, Mesquita e Ferros, na direção de Nova Era e Santa Bárbara, centro consumidor mais desenvolvido na época. No local, acontece anualmente a Festa do Tropeiro, com o encontro de cavaleiros.
Sítio Jabuticabeiras
Da igreja, seguiu-se para o Sítio Jabuticabeiras, local bucólico, bastante arborizado e estruturado para receber pequenos e médios grupos. Rodeado por um amplo gramado, o local avizinha-se de outros sítios que produzem uma série de produtos rurais, como licor, geleia e doces de frutas. Ideal para realização de eventos sociais, o Sítio Jabuticabeiras é um dos empreendimentos turísticos pioneiro na região.
O Conselho constatou o forte potencial para o desenvolvimento turístico na Serra dos Cocais. Lugar que ainda preservas hábitos e costumes da típica ruralidade mineira, cachoeiras, beleza cênica deslumbrante e clima de montanha faz da Serra dos Cocais um lugar promissor.