HOME – HEADER 1 – APERAM 80 ANOS

Grupo Multiartístico em Morada Nova de Minas, leva arte e cultura à comunidades periféricas

No interior de Minas Gerais, em uma pequena e pacata cidade chamada Morada Nova de Minas, surgiu o Grupo Multiartistico Sintonia das Artes. Sua concepção, ocorrida em 2024, aconteceu devido ao anseio de jovens artistas em mudar a realidade onde vivem, que carece de mobilizações artísticas e culturais.

O Grupo Multiartistico Sintonia das Artes – Foto: Divulgação

O grupo, que ainda não conta com sede fixa e possui pouco aporte financeiro, desenvolve projetos socioculturais em diversos espaços do município. Sua primeira obra, se trata de um trabalho audiovisual que conta a história do surgimento do município, intitulado “A História de Morada Nova de Minas”, projeto esse, contemplado pela lei Paulo Gustavo.

Diante da carência cultural do município e visando tornar a arte algo universal e atender de forma equitativa todos os públicos, o grupo desenvolveu o projeto “Teatros nas Comunidades” que leva oficinas teatrais a localidades mais carentes do município.

Conto de Natal

O Grupo conta também com projetos como o trabalho audiovisual “A Queda de um Povo” uma adaptação do poema de Castro Alves e a peça teatral “Conto de Natal” uma reimaginação do livro “Os Fantasmas de Scrooge” escrito por Charles Dickens.

No cenário da peça “Contos de Natal” – Foto: Divulgação

Assim como o lema do grupo em usar a arte como método terapêutico, a continuidade dos projetos busca não apenas levar emoção e entretenimento as pessoas, mas sim instigar a autorreflexão e o pensamento crítico, que leve as pessoas a entenderem melhor suas vivencias e gerar empatia para com o outro, levando esse aprendizado para seu ceio familiar e comunidades que se inserem.

Morada Nova de Minas

Morada Nova de Minas, pertencente à Microrregião de Três Marias, é banhada pelo lago da hidrelétrica de Três Marias. O município com população estimada em 9.067, segundo o último censo do IBGE-2022, tem sua história datada de 1800, quando a pioneira D. Inácia Maria do Rosário, mandou construir em sua fazenda uma capela dedicada a Nossa Senhora do Loreto.

Em 1852, por Lei provincial nº 603, o lugar recebeu o nome de freguesia de Nossa Senhora do Loreto da Morada Nova, pertencendo ao bispado de Pernambuco. Mais tarde, em 1861, integrou-se à diocese de Mariana. Em 1939, foi elevada à categoria de Vila, ganhando a condição de município em 1943, quando recebeu o nome de Morada, que mais tarde foi alterado para Moravânia e, finalmente, Morada Nova de Minas.

Atualmente, além da agropecuária, destaca-se em Morada de Minas a silvicultura e a piscicultura. Morada de Minas é a primeira do estado e a segunda do Brasil no ranking de produção de tilápia. A cidade possui também grande potencial turístico, com belas paisagens e um povo hospitaleiro.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página