HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Muito prestigiado, o evento reconheceu a importância do empreendedorismo em Ipatinga

Há 57 anos, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – Aciapi vem se consolidando como fundamental no desenvolvimento de Ipatinga – Foto: Elvira Nascimento

História

A vida econômica na região do atual município de Ipatinga tem seu alvorecer no início do século XX, quando as atividades da agropecuária e extrativista aliada a abertura da Estrada de Ferro Vitória a Minas se estabelecem no Médio Rio Doce, especialmente na confluência do rio Piracicaba.

Na primeira metade do século, trabalhadores das carvoarias da Belgo Mineira e atividades relacionadas à construção da Usina de Salto Grande, refletiu significativamente na nascente economia do povoado, já que todo o material, mão de obra e equipamentos da usina chegavam por trem na estação de Ipatinga. Dali, seguia em caminhões até o destino final.

Estabelecimentos comerciais, pensões, postos de combustíveis, vendedores ambulantes surgiam no povoado ainda empoeirado pelas ruas de terra batida, até que suas planícies são tomadas por grandes equipamentos destinados a construir uma grande usina, a Usiminas.

Em 1962, já como distrito de Coronel Fabriciano, Ipatinga torna-se um dos principais vetores do plano de industrialização do país proposto pelo governo Juscelino Kubitschek, quando comemora a primeira corrida do alto-forno nº 1.

Aquele precário povoado, onde animais e pessoas competiam espaços pelas ruas centrais, transforma-se subitamente num emergente centro comercial, que atenderia a crescente população, inclusive moradores das vilas operárias construídas pela usina. Cada dia mais representativos, estes empreendedores pioneiros unem-se em torno da emancipação de Ipatinga, que eleva-se a município em 1964.

Em 1966, empresários de diversos segmentos uniram-se para fundar a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – Aciapi

Em 1966, um grupo de empresários dos diversos segmentos comerciais, dentre eles alguns emancipadores, se organizam em prol da classe e da comunidade, fundando no dia 21 de março de 1966 a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – Aciapi. Tendo como o primeiro presidente, João Lamego Neto, a entidade vem desde então buscando a valorização do comércio e o fortalecimento da economia local, consolidando-se como uma das mais importantes entidades do associativismo da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Em 3 de novembro de 1997, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL) é fundada com o objetivo de fortalecer o trabalho de representatividade até então exercido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – Aciapi.

Desta forma, a CDL de Ipatinga passou a funcionar totalmente integrada à entidade, realizando trabalhos conjuntos e em consonância com as necessidades do mercado comercial da cidade.

A CDL de Ipatinga se destaca pela representatividade do comércio varejista junto aos poderes públicos, realização de campanhas promocionais e desenvolvimento de ações sociais junto à comunidade.

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga, fundada em 1997, foi também fundamental para fortalecimento do comércio local – Foto: Elvira Nascimento

57 anos

Com uma história marcada por conquistas em prol da classe empresarial, a Aciapi celebrou seus 57 anos de fundação nesta quarta-feira (29/03) na ampla e confortável sede recreativa Clube dos Pioneiros da AAPI – Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, localizada no bairro Bom Retiro.

No amplo salão do Clube dos Pioneiros da AAPI, aconteceu as comemorações – Foto: Divulgação

Durante as festividades, os pioneiros da entidade foram homenageados, seguido do reconhecimento dos empresários que se destacaram no ano de 2022, sendo Joge Zacarias Drumond, da Convaço, (Empresário do Ano), Aloísio Nunes, Aloísio Gas (Destaque Logista), Joaquim Candido Ferreira, AAPI (Destaque na Comunidade) e Edilene Lopes Fonseca, Giro turismo (Mulher Além das Gerais).

Amaury Gonçalves (CDL), Marilane Santos e Edilene Lopes de O Giro, com o prêmio “Mulheres Além das Gerais” e Luís Henrique (Aciapi) – Foto Divulgação

 

O “Empresário do Ano” foi concedido a Jorge Zacarias Drumond, diretor executivo da Convaço entre Amaury Gonçalves e Luís Henrique – Foto Divulgação

Outra homenagem foi pelos 50 anos de atividade ao advogado José Edélcio Drumond Alves, que presidiu a Aciapi no período de (1977 a 1981)

O advogado José Edélcio Drumond Alves, (ex-presidente da Aciapi no período de 1977 a 1981), foi homenageado pelos 50 anos do Advogados Associados

Um dos pontos altos da comemoração foi a entrega da Comenda Rinaldo Campos Soares às demais personalidades que tiveram um destaque fundamental em sua área de atuação. Na edição deste ano foram contemplados com a comenda: Amaury Gonçalves (presidente da CDL de Ipatinga), José Garcia Neves (diretor-presidente do Garcia Supermercado), Marilane Santos (presidente do Conselho da Mulher Empreendedora) e Wallace Barreto Simão (diretor-presidente do grupo WR).

Wallace Barreto, José Garcia, Marilane Santos e Amaury Gonçalves foram homenageados com a comenda “Dr. Rinaldo Campos Soares”, e Luís Henrique Alves – Foto Divulgação

Luís Henrique

O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, também destacou a importância de comemorar o aniversário da entidade, que completou 57 anos de fundação, tendo uma trajetória marcada por projetos em prol da classe empresarial. “A história da Aciapi teve início quase junto com a história da cidade de Ipatinga. Isso porque os emancipadores do município foram praticamente os mesmos fundadores da entidade. Desse modo, é uma responsabilidade muito grande nossa de estar conduzindo os trabalhos da Aciapi junto à diretoria, mas tudo se torna mais fácil com o apoio que temos dos diretores, dos associados e dos funcionários”, destacou.

Luís Henrique ainda ressaltou que durante esses 57 anos, a entidade promoveu treinamentos; palestras com especialistas; encontros com autoridades políticas (vereadores, prefeito, deputados e governador); reuniões com a classe empresarial de Ipatinga; realização da Feiraço; campanhas comemorativas (Amor Premiado e Natal Premiado); reuniões com a Polícia Militar. “Além dessas ações, tivemos outros trabalhos dedicados à classe empresarial, e ainda continuamos nos dedicando em novos projetos”, enfatizou.

O presidente da entidade destacou também que por trás de cada trabalho e projeto da Aciapi houve o apoio dos diretores da entidade, tanto daqueles que passaram pela entidade quanto daqueles que ainda estão na diretoria, de forma voluntária. “Todos eles tiveram uma grande contribuição na realização dos nossos projetos ao longo desses anos, assim como todos os funcionários. Sou muito grato a todos que apoiam e se dedicam, trabalhando em prol da entidade. Vale ressaltar também que cada presidente que passou pela Aciapi teve um papel fundamental para o crescimento da associação, que completou 57 anos de dedicação ao fortalecimento da economia local”, pontuou.

Amaury Gonçalves

Conforme o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, esse evento é um momento ímpar para as entidades e também para os homenageados do ano. “Essa é uma oportunidade que temos em estar agraciando aquelas pessoas que se destacaram ao longo do ano. Temos que reconhecer a coragem desses empreendedores, de colocarem seus negócios à frente e de expandirem seus trabalhos. Apesar de todas as dificuldades existentes, eles não se mostraram acanhados. Pelo contrário, mostraram toda a sua força de empreendedor”, afirmou.

Ex-presidentes

João Lamego Neto (1966 a 1967); Vicente Euzébio Ribeiro (1967 a 1968); Silas Augusto da Costa (1968 a 1971); Walter de Lima Salles (1971 a 1973); Romero José Santos Vale (1973 a 1977); José Edélcio Drumond Alves (1977 a 1981); Maurício de Andrade Guerra (1981 a 1983); Darcy Alves de Brito (1983 a 1985); Helvécio Thomaz Martins (1985 a 1989); José Osmir de Castro (1989 a 1991); Ilton Ferreira Ribeiro (1991 a 1993); Sebastião Gonçalves de Matos (1993 a 1995); José de Oliveira Silva (1995 a 1997); Valter Antônio de Oliveira (1997 a 2001); Amantino Alves da Silva (2001 a 2005); Wander Luis Silva (2005 a 2009); Gustavo Augusto de Ataíde Souza (2009-2013); Luís Henrique Alves (2013 a 2017); Cláudio Zambaldi (2017 a 2021).

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página