HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Principal equipamento da usina entra em operação produzindo cerca de mil toneladas de gusa dia

Mesmo em funcionamento, isto é, aquecido, desde novembro de 2023, o principal equipamento da usina de Ipatinga, o alto-forno 3, foi oficialmente inaugurado hoje (24/01).

Alto-forno 3 em operação

O evento contou com a presença de diversas autoridades da área industrial e política, inclusive do governador Romeu Zema, que apontou o investimento da Usiminas como o maior do estado nos últimos anos, cerca de 2,7 bilhões de reais.

O evento teve início às 9:30, quando o presidente da Usiminas, Marcelo Chara recebeu a imprensa regional e concedeu uma entrevista. Chara reiterou que o investimento no alto-forno 3, o colocou entre os equipamentos de redução mais modernos do mundo. Tanto na produtividade, como no controle de poluentes, o alto-forno colocará o aço da Usiminas numa posição de maior competitividade e dentro dos padrões de sustentabilidade.

O presidente da Usiminas Marcelo Chara, assegurou que a reforma do equipamento de redução, o tornou um dos mais modernos do mundo 

O Ceo da Usiminas salientou sobre a necessidade do governo brasileiro buscar solução referente a importação do aço, especialmente da China, que tem entrado no país a preços não competitivos, isto é prejudicial a siderurgia brasileira. Segundo ele, a indústria vem fazendo a sua parte, investindo no aprimoramento e na eficiência.

Alto-forno

A performance do alto-forno é superlativa quanto aos demais equipamentos da usina, como o alto-forno 2, ou mesmo o alto-forno 1, que se encontra abafado.

O alto-forno 3 inaugurado em 1974, elevou a produção de aço da Usiminas para 3,5 milhões de toneladas de aço por ano. Desde então, o equipamento contribuiu para a produção de mais de 100 milhões de toneladas até os dias atuais.

Com a reforma, apenas em uma corrida, o alto-forno 3, produz em média mil toneladas de gusa, num período aproximado de oito horas. Do alto-forno, o gusa segue para a aciaria, onde é transformado em aço. Ali, a operação leva em média, cerca de seis horas, totalizando 14 horas entre o carregamento de minério ao aço pronto e acabado.

O governador Romeu Zema destacou o investimento da Usiminas como um dos maiores no estado, nos últimos anos

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página