HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Há 84 anos, nascia uma das mais emblemáticas marcas do mundo da fotografia

Criada em 1934 por Goro Yoshida e seu cunhado Saburo Uchida no pequeno laboratório Precision Optical Instruments Laboratory, localizado na capital japonesa Tokyo, com o nome “Kwanon” – em homenagem à deusa budista da piedade absoluta, Kuan Yin, que possuía 1.000 braços e cuspia fogo – a câmera fotográfica Canon, desde então, tornou-se uma das mais emblemáticas referências fotográficas da história. Os motivos que os levaram a desenvolver o equipamento, foi fazer frente às então câmeras importadas que chegavam aquele país com preços muito elevados.

O desenvolvimento da câmera, contou com Uchida, o Dr. Takeshi Mitari, que veio a ser presidente da empresa anos depois. Nasce então sua primeira câmera, a Hansa Canon, baseada no protótipo de 1934, uma rangefinder para filme de 35 milímetros.

Canon Hansa, a primeira câmera da marca

Em 26 de junho de 1935, a empresa troca seu nome Kwanon, para Canon e em “10 de agosto de 1937”, a empresa oficializa o novo nome, cuja pronúncia preserva a grafia original, e não Cânon, como muitos ainda pronunciam.

Em 1952 a empresa Lançou a Canon IVSb, primeira câmera de 35 mm com flash sincronizado e em 1954 abriu a primeira sucursal nos Estados Unidos, começando a internacionalização da marca.
No ano seguinte lançou o Canon Cine 8T, primeira câmera 8mm para cinema do país, com avançada tecnologia, ingressando assim no milionário segmento do cinema. Em 1957, criou a subsidiária europeia, e pouco depois, em 1958, a primeira lente objetiva de foco variável.

No ano de 1961, lança a primeira câmera fotográfica Canonet com mecanismo de exposição automática.

Câmera Canonet

 

Desde então, a Canon entra no mercado da fotografia analógica, competindo com as consagradas câmeras alemãs.

Na década de 1980, a empresa Lança a linha de câmeras EOS (que significa “Sistema Óptico Elétrico” que leva também o nome da deusa grega do amanhecer). Essa nova geração de câmeras AF SLR incorporava o primeiro sistema de baionetas com contatos eletrônicos, alcançando controle completo, não apenas entre a lente e o corpo, mas em todo o sistema da câmera. Na mesma década, apresenta pela primeira vez, juntamente com o sistema de câmeras EOS SLR, a lente CANON EF entre outras, como a lente Ultrasonic Motor-powered (USM), o Estabilizador de Imagem (IS), que compensa os efeitos da trepidação da câmera, tecnologia anti-reflexo, Subwavelength Structure Coating (SWC), e o elemento ótico difrativo de múltiplas camadas (DO). A atual linha de lentes Canon EF é composta por 66 modelos, que variam desde lentes grandes angulares, lentes equipadas com estabilizador de imagem, até as super-telefotos zoom.

Câmera Canon T50, modelo EOS – SLR

Em 1992 a Canon Lança a PowerShot 600, primeira câmera digital da empresa japonesa e em 1995, a EOS DCS 3, primeira câmera digital SLR.

PowerShot600, a primeira câmera digital

Em 1997 foi o lançamento de suas primeiras filmadoras digitais, ingressando assim no segmento de vídeo digital.
Em 2010, a marca lança pela primeira vez no mundo, a lente com zoom olho de peixe, que captura imagens circulares e retangulares.

Entre as câmeras com maior performance, a full-frame-profissional – EOS-1D-X-Mark-III utiliza da mais avançada tecnologia fotográfica

A evolução visual

O primeiro logotipo adotado pela marca japonesa era a imagem da Deusa Budista da Misericórdia: Kwanon, o que justifica as chamas que faziam parte do logotipo.

Evolução da marca aos dias atuais

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página