HOME – HEADER 1 – CENIBRA – AGO2024

Surgida em 1702 como Arraial Velho do Rio das Mortes, sobre reservas auríferas, a atual Tiradentes é um dos patrimônios históricos e artísticos da época coplonial mais bem preservados

A mais bela cidade do Brasil, segundo publicação americana, o antigo Arraial Velho do Rio das Mortes, Tiradentes, é terra de herói nacional, e abriga um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro

A bela Serra de São José, que divide as cidades de São João Del Rei e Tiradentes, harmoniza com seus  casarios

Suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, e “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX. Foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Formação administrativa

Alvará de 12 de janeiro de 1719 criou a Vila de São José do Rio das Mortes, instalado a 28 do mesmo mês e ano, mais tarde trocado para São José del-Rei. Em virtude da Lei provincial n.° 1.092, de 7 de outubro de 1860, a vila foi elevada à categoria de cidade, à qual, por Decreto estadual n.° 3, de 6 de dezembro de 1889, foi dado o nome atual de Tiradentes. É Termo da Comarca de São João del-Rei.

Bem preservado, o urbanismo colonial em Tiradentes notabiliza-se pela beleza arquitetônica

Em Tiradentes é realizado inúmeros importantes eventos na área da gastronomia, cinema, fotografia entre outros.

Principais atrativos

Igreja Matriz de Santo Antônio

Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Câmara Municipal

Fundação Oscar Araripe

Capela Nossa Senhora das Mercês

Capela do Bom Jesus da Pobreza

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Museu Casa do Padre Toledo

Restauração do Museu Casa Padre Toledo [9]

Santuário da Santíssima Trindade

Chafariz São José, construído no Século XVIII.

Estrada de Ferro Oeste de Minas

Locomotiva nº 68 na rotunda de Tiradentes.

A popular “Maria-Fumaça”. Locomotiva 42 na Estação de Tiradentes.

A antiga maria-fumaça da Estrada de Ferro Oeste de Minas, ainda percorre seus antigos trilhos em visgens turísticas

A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. A linha foi construída em bitola de 76 cm. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por “Maria Fumaça”. Há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam são do início do século XX. A EFOM já possuiu 720 quilômetros em bitola de 76 cm. Hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento. Este trecho é administrado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.

A bela Serra de São josé harmoniza com os casarios em Tiradentes

Principais eventos

Janeiro

Mostra de Cinema Brasileiro

Março

Festival de Fotografia de Tiradentes (Foto em Pauta)

Semana Santa

Abril

Comemorações em homenagem a Tiradentes, o alferes da Inconfindência

Maio

Festival de Teatro Tiradentes em Cena

Jubileu da Santíssima Trindade

Junho

Festa para Santo Antônio – Padroeiro da Cidade

Bike Fest (Encontro de Motos de Tiradentes)

Julho

Férias de Inverno(Programações especiais durante todo o mês)

Agosto

Festival Internacional de Cultura e Gastronomia(2ª quinzena)

Setembro

Festival Artes Vertentes

X-Terra

Novembro

Duo Tiradentes Jazz Festival

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página