Pautas trabalhistas sobre o Mercado do Café e relacionada a vendas também foram abordadas pela FIEMG Vale do Aço nos dias 19 e 20/06
O município de Manhuaçu nos dias 19 e 20/06, recebeu pela primeira vez o Giro pela Regional, evento promovido pela FIEMG Regional Vale do Aço que visa estreitar relacionamento entre a Federação das Indústrias e entidades, empresários e a comunidade.
Com objetivo de apresentar soluções para aumentar a competitividade e sustentabilidade das indústrias locais e consequentemente, promover o desenvolvimento regional, a entidade reuniu numa das regiões que mais produz café de Minas Gerais.

Cafeicultores e empresários participaram do evento voltado ao Mercado do Café – Foto: Aline Silva
“Manhuaçu é um dos municípios da nossa área de abrangência com grande potencial de desenvolvimento. Uma região com vocação cafeeira que se destaca no mercado, inclusive internacional. Nesses dois dias tivemos a oportunidade de ouvir as demandas do município e apresentar temas que impactam na gestão, na atração de negócios, nos desafios da força de trabalho e na área trabalhista”, pontuou o Presidente da entidade, João Batista Alves.

Manhuaçu está numa das regiões que mais produz café do estado de Minas Gerais
De acordo com Alexandre Brito, Consultor de Negócios Internacionais da FIEMG, em 2022/2023 foram consumidas mais de 173 milhões de sacas de café mundialmente. Em 2022, o Brasil exportou 39,4 milhões de sacas, alcançando US$ 9,2 bilhões em exportações.
“O consumo global de café continua aumentando de forma estável, com demanda prevista para 300 milhões de sacas até 2050. A demanda atual (2022) é de cerca de 160 milhões de sacas”, informou.
O município faz parte das 64 cidades que integram a Região das Matas de Minas e produz anualmente cerca de 6 milhões de sacas de café, respondendo hoje por aproximadamente 24% da produção de café do Estado, com 175mil hectares, cultivados por 36mil produtores.
Para o Engenheiro agrônomo e cafeicultor, Ari Teixeira Júnior, os temas abordados foram interessantes. “Foi muito bom conhecer a FIEMG e suas áreas de atuação, principalmente a parte de exportação. Manhuaçu está desenvolvendo, mas precisamos explorar melhor esse mercado, de forma planejada”, disse.
O Giro pela Regional aconteceu nos dias 19 e 20/06 e contou com a Palestra MAP – As lições do maior vendedor, Apresentação das Soluções BDMG, além do Encontro Técnico com o Centro Internacional de Negócios (CIN) que debateu o Panorama sobre abertura do mercado de café e a Palestra: Noções sobre remuneração e redução de passivos trabalhistas.
O evento, em Manhuaçu, é uma iniciativa da FIEMG Vale do Aço, com apoio do SEBRAE, BDMG, VMS Advogados, Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Matas de Minas e Câmara Municipal de Manhuaçu.