HOME HEADER – AAPI – FEV25

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informa aos moradores e turistas que o poço da cachoeira do Tabuleiro – parte baixa – localizada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Tabuleiro, passa por interdição de emergência, vindo a ser fechada para visitação e banho por tempo indeterminado.

A prefeitura comunica que as vistorias e levantamentos técnicos realizados nos paredões da área da cachoeira do Tabuleiro, bem como as análises geotécnicas e pareceres, foram emitidos por empresa especializada.

O poço da parte baixa da Cachoeira foi fechado para a realização de intervenções em áreas de potencial deslocamento de rochas.

Os paredões em rocha da Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro, um dos mais belos patrimônios naturais do país encontra-se nas bordas da Serra do Cipó, na comunidade de Tabuleiro. Com mais de 100 metros de altura, a cachoeira é um dos símbolos do ecoturismo de Minas Gerais.

Apesar da restrição de toda e qualquer atividade turística realizada em área natural, principalmente em áreas como cachoeiras e trilhas que percorrem encostas rochosas de alta declividade, o fechamento da cachoeira, se configura como uma das etapas de anulação do risco.

Vale destacar que o ambiente geológico natural da cachoeira do Tabuleiro tem processos de movimentos gravitacionais de massa complexos, intensos, dinâmicos e com evolução quase que diária.

A prefeitura comunica também que a visitação na parte alta será mantida, respeitando a capacidade de carga e as condições climáticas. Por enquanto não há previsão de fechamento desta área, mas isso pode mudar caso haja risco ao visitante destacado pela empresa responsável pelo laudo.

Assim que o atrativo for liberado, a prefeitura avisa que fará a comunicação por meio de seus canais.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página