
O lançamento acontece junto à intensa festividade em comemoração ao centenário de Melo Viana
Será lançado neste domingo, dia 24, o livro com o título Santo Antônio do Piracicaba – Aqui Nasceu o Melo Viana. O livro traz uma história contada sobre o primitivo povoado bem antes de ser criado o Distrito Senador Melo Viana. Uma história que remonta a chegada dos bandeirantes Antônio Dias de Oliveira no então Arraial de Antônio Dias Abaixo, e em seguida Borba Gato, nas imediações do rio Santo Antônio a procura de ouro nessa região.

Publicado pela Rona Editora, o livro estará à venda a partir de seu lançamento domingo.
100 anos
O distrito Senador Melo Viana chega aos 100 anos de história e o seu centenário é importante para revisar a história no contexto regional. Segundo o autor do livro, Nilton Barreto, os leitores ficarão surpresos com a retrospectiva dos fatos narrados na presente publicação, a maioria encobertos pelo tempo e também tomando conhecimento de muitos acontecimentos, entre eles, o surgimento da Vila de Santo Antônio do Piracicaba, a mudança de denominação de Santo Antônio do Piracicaba para Melo Viana, a manobra dos vereadores da época para a transferência de sua sede para o Calado (Coronel Fabriciano); além da tentativa de emancipação, entre outros.

O autor do livro, Nilton Barreto, garante que os leitores ficarão surpresos com a retrospectiva da história de Melo Viana
Santo Antônio do Piracicaba, obrigatoriamente, era território de passagem das cruzadas e expedições dos tropeiros que a atravessavam, deslocando dessas vilas e povoados, transportando mantimentos com destino à outras vilas, consideradas centros de abastecimento como Vila de São Miguel do Piracicaba, Vila Rica, Vila Real do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, entre outras. Descobrimos que somos o resultado de nosso meio e de nossa história. A observação do passado foi fundamental para conhecer nossas origens e refletir sobre várias questões atuais.
Publicado pela Rona Editora de Belo Horizonte, o livro é dividido em duas partes, sendo que na primeira, o livro está focado no marco temporal, e na segunda parte, com a divisão administrativa do estado que culminou com a criação do distrito e a chegada das famílias pioneiras. O livro finaliza com homenagens e agradecimentos.