
Belezas naturais, história e cultura popular se unem na cidade histórica de Antônio Dias

O artBEM será realizado nas proximidades da histórica Matriz de Nossa Senhora – Foto: Mário de Carvalho
Em Antônio Dias, neste final de semana, será realizado um dos mais dinâmicos e participativos projetos culturais patrocinados pelo Instituto Cultural Vale e a Bemisa. A doçura do mel; a força, resistência e riqueza dos Quilombos; o cuidado, habilidade e conhecimento ancestral das trançadeiras da palha do Indaiá e a potencialidade de uma juventude pronta pra criar e ressignificar histórias, sem falar nas tantas outras forças culturais que existem e resistem no município, nos distritos e nas dezenas de comunidades e povoados.
O artBEM, art e bem-estar social, patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Antônio Dias, nasce em Antônio Dias, para celebrar a real e a imaginada, a natural e a construída, a que já foi e a que ainda será – tudo isso com os antoniodienses e com aqueles que desejam conhecer a cidade
O mega evento que acontecerá nos dias 15 e 16/07 (próximo sábado e domingo), irá valorizar os jovens talentos através da formação artística e celebrar a cultura da cidade com o Festival artBEM.
A programação do sábado está intensa:

Oficina da produção artesanal com a palha do indaiá é um dos destaques no evento – Foto: Elvira Nascimento
Começa com a Abertura do Festival artBEM, seguido de Café com biscoito
Exposição de fotografia “A gente é que sabe”
Cortejo da Marujada de Hematita
Almoço coletivo gratuito
Feira de Gastronomia e Artesanato
Apresentação Corporação Musical de Antônio Dias
Oficinas para crianças com Circuito de Artes: massinha + pintura no gesso + máquina de artes
Pintura e patrimônio
Espetáculo Teatral “Pratubatê” com Grupo Trampulim + pipoca grátis
Mostra de filmes do Curso de Cinema “Ação!” com o filme: “O Auto da Compadecida” e Show Musical: Sérgio Pererê
Oficinas para jovens O fazer da Palha Indaiá;
Educação patrimonial;
Improvisação musical;
Circo;
Capoeira;
Durante todo o domingo

O importante patrimônio histórico, o Casarão, restaurado pela prefeitura, será também espaço para as diversas atividades – Foto: Mário de Carvalho

Interior do Casarão
Exposição de fotografia
“A gente é que sabe”
Roda de conversa
“A Importância da Palmeira Indaiá”
Oficina para crianças
Pintura e patrimônio
Feira de Gastronomia e Artesanato
Almoço coletivo gratuito
Oficina de Bolha de Sabão
Show musical de chorinho Raissa Anastásia e Regional
Oficina para professores, jovens e adultos
Brinquedos com Materiais Recicláveis
Espetáculo Teatral
“Mini Teatro Ecológico – O Aprendiz Natural” com Giramundo Teatro de Bonecos + pipoca grátis
Sessão de Cinema com Mostra de Curtas: 4 bilhões de infinitos ‘14
Anderson ’20 e Angela ‘14
Nas oficinas acontecerão:
Circuito de Artes: massinha + pintura no gesso + máquina de artes
Circuito de Artes:
massinha + pintura no gesso + máquina de artes
O fazer da Palha Indaiá:
Educação Patrimonial, Improvisação Musical, Circo, Capoeira, Pintura e Patrimônio
Pintura e Patrimônio, Bolha de Sabão, Brinquedos com Materiais Recicláveis