
O “Primeiro Fest Rural do Vale do Aço – Feira de Turismo Rural”, traz a gastronomia, as belezas naturais e a tranquilidade do campo
O Vale do Aço, região tipicamente industrial, aparentemente não tem o que mostrar além do aço e suas usinas, entretanto a ruralidade nos arredores do complexo siderúrgico, há uma vigorosa atividade produtiva nos diversos segmentos do agronegócio.
É essa rica e diversificada produção rural e seu potencial turístico que o Sindicato dos Produtores Rurais Ipatinga e Vale do Aço irá mostrar no “1º Fest Rural do Vale do Aço – Feira de Turismo Rural”.
O
O grande evento aberto ao público com entreda gratuita acontecerá no Parque Ipanema, em Ipatinga, nos dias 04 e 05 de abril, de 8h da manhã às 23h30 da noite na área da Estação da Maria Fumaça.
Turismo Rural
De acordo com o presidente, Luiz Adauto Valamiel Andrade, o evento tem por meta a intenção de promover o turismo rural, a rica gastronomia regional, com degustação da boa comida como queijos, doces, biscoitos, bolos, caldos e muito mais, feitas por produtores rurais do Vale do Aço e Região e o empreendedorismo, trazendo em sua bagagem entretenimento, várias exposições e muita música sertaneja de raiz.
Haverá cursos de preparação de queijos e derivados ao vivo, além de contar com os colaboradores Faemg/Senar, onde estarão tirando as dúvidas a todos os presentes em relação a cursos, a importância do Turismo Rural para o Vale do Aço e como produzir produtos rurais com qualidade.
Uma das principais atrações, será o desfile de carros de boi, onde o evento já conta com 20 carros confirmados. No evento, aberto ao público, haverá também desfiles de cavaleiros e amazonas.
O potencial rural na região, é encabeçado pela pecuária com destaque para o gado de corte e em segundo lugar vem a atividade leiteira. O setor que tem uma significativa participação no PIB regional tem recebido total apoio do Sindicato. O SPR Ipatinga em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR, promoveu em 2024, mais de 120 eventos entre cursos, FPR (formação profissional), PS (Promoção Social), palestras e seminários.
Luiz Adauto Valamiel destaca também, que o melhoramento genético do gado na região coloca o Vale do Aço no cenário nacional. Ainda no setor animal, a produção de cavalos tem alcançado padrões de altíssima qualidade, nas raças mangalarga e quarto de milha.
A fruticultura e a cafeicultura também têm forte representatividade na economia regional, especialmente a banana, com destaque para os municípios de Bugre e Iapu, sendo Iapu posicionado entre os 10 maiores produtores de banana de Minas Gerais.

Um dos apoiadores do Primeiro Fest Rural do Vale do Aço, Gilberto de Paula, da Pedreira Madalena – Foto: Arquivo CG
Valamiel salienta que a “1º Fest Rural do Vale do Aço – Feira de Turismo Rural”, mostrará para os visitantes, que o turismo rural vem se destacando de forma excepcional, onde os proprietários vem transformando seus empreendimentos em receptivos, como pousadas, restaurantes e área de lazer, oferecendo ao turista a tão procurada tranquilidade do campo. A prática do turismo rural tem assegurado nas regiões, emprego, qualificação profissional, renda e estímulo à sustentabilidade, para toda a comunidade
PROGRAMAÇÃO:
No dia 04/04:
- 13h abertura dos stands
- 18h abertura oficial
- 18:30h entrega de Certificados aos formandos do curso de ATR –
- Agente de Turismo Rural
- 20:00h Palestra (A importância do IMA para o produtor rural) com o
- engenheiro agrônomo Tiago Henrique Pena Moreira, chefe do
- escritório do IMA de Ipatinga
- 20:30h show com HYURI LUNA
- 23:30h encerramento
No dia 05/04:
- 10h seminário Turismo Sustentável CONTUR – Conselho Municipal
- de Turismo
- 12h encontro de carreiros e cavaleiros na estação Maria Fumaça
- 15h passeio de carreiros e cavaleiros na avenida Roberto Burle
- Marx
- 16:30h homenagem a produtores rurais
- 20h show com Grupo Violaço
Os organizadores do evento esperam divulgar e mostrar para toda a sociedade a importância do produtor rural, levando um grande público ao Parque Ipanema para confraternizar com este cordial homem do campo.
Muito obrigado por esta belíssima aula de história de Antônio Dias. Preservar nosso patrimônio e fundamental para nortear as futuras gerações.
Obrigado