
Uma imersão no jazz fusion brasileiro das décadas de 1970 e 1980

Yauaretê – Foto Tatiane Bispo
O quintal do Ponto de Cultura Casa 28 Aberta será palco de uma verdadeira viagem sonora nesta sexta-feira (27), às 19h, com a apresentação do projeto Yauaretê. A proposta é uma imersão no jazz fusion brasileiro das décadas de 1970 e 1980, em um ensaio aberto ao público que promete uma mistura pulsante de funk, soul, e toques marcantes como o samba, baião e maracatu. O repertório celebra a riqueza e diversidade da música nacional.
O evento é aberto ao público mediante retirada de ingressos antecipadas, que são limitados. A Casa 28 Aberta fica na rua Manoel Samora, 28, Bromélias, em Timóteo. Mais informações pelo telefone (31) 98579-0765.
Repertório
O grupo interpreta composições de grandes nomes da cena brasileira, como Marcos Valle, Azymuth, Banda Black Rio, Eumir Deodato, dentre outros ícones que ajudaram a moldar a identidade do jazz brasileiro. O nome do projeto é uma homenagem ao álbum Yauaretê, lançado por Milton Nascimento — nosso eterno Bituca — referência afetiva e artística para esta formação instrumental.
Sob a direção musical do tecladista Marcony Carvalho, a banda é formada pelos músicos: Gabriel Moura (baixo), Fernando Rian (guitarra) e Bruno Souza (bateria). Para esse ensaio aberto, o projeto tem parceria da Casa 28 Aberta, cenografia de Rafael Cabral, assessoria de imprensa de Rômulo Amaral, produção de Tatiane bispo e Herlon Duarte e apoio da Galeria Olho e do Ponto de Cultura Catavento Cultural.
Instrumental contemporâneo
A estreia deste projeto aconteceu em outubro de 2024, no foyer do Centro Cultural Usiminas, recebendo excelente acolhida do público, o que confirma o potencial e a força deste novo projeto na cena instrumental contemporânea.