
Maior evento voltado a indústria, comércio e prestação de serviços, superou expectativas de diversos segmentos
Passado uma das maiores exposições de negócios industriais, comércio e de prestação de serviços de Minas Gerais, a Expo Usipa, que aconteceu nos dias 17 a 21 de julho, superou todas as expectativas da cadeia produtiva parceira do evento, bem como do setor de turismo.

Mais de 30 mil pessoas passaram pela Expo Usipa edição 34º – Foto: Elvira Nascimento
Seu impacto positivo no âmbito da economia, especialmente na cidade de Ipatinga, soma-se aos diversos negócios consolidados no âmbito de seus estandes. Diversos segmentos econômicos, fora dos limites da feira, como o turismo, transporte, combustível, alimentação, hospedagem, comunicação, plotagem, fotografia, embalagens, cerimoniais, marceneiros, eletricistas e outros, registraram elevação significativa no faturamento além da média normal.
Reflexo em todo o Vale do Aço

O Hotel Metropolitano em Coronel Fabriciano, tem ocupação em 100%, nos 4 dias da Expo Usipa – Foto: Elvira Nascimento
Essa dinâmica na economia, propiciado pelo evento, transcende ao próprio município sede de Ipatinga, vindo a impactar diretamente em todo o Vale do Aço. Segundo o proprietário do Hotel Metropolitano em Coronel Fabriciano, Benedito Rocha Pacífico, seu hotel ficou com ocupação completa durante os 4 dias de Expo Usipa. Ele salientou que é uma tradição, desde as remotas Expo Usipas, os principais hotéis da região lotarem durante os dias de exposição.
Circuito Turístico Mata Atlântica
Segundo Hélio Anício, presidente do CTMAM – Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, os impactos positivos no setor de turismo podem ser percebidos nos diversos segmentos da cadeia produtiva. Hélio ressaltou que a Expo Usipa é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo de negócios da região. “Desde os dias que antecedem, durante e após o evento, os impactos positivos são evidentes, impulsionando direta ou indiretamente a economia local, principalmente no setor de hospedagem, alimentação e translado.

Hélio Anício é presidente do CTMAM – Foto: Arquivo CTMAM
ACIAPI
Já o presidente da Associação Comercial de Ipatinga – Aciapi, Luis Henrique Alves, as feiras são de grande relevância para o desenvolvimento regional, destacando as principais feiras da cidade, a Feiraço e a Expo Usipa, sempre apoiadas pela Aciapi-CDL. Segundo Luis Henrique, as feiras atraem um grande número de pessoas de fora e movimenta toda a cadeia produtiva, principalmente do turismo. O empresário afirmou ainda que os serviços de hotelaria tiveram uma ocupação bem alta nos dias da Expo Usipa, com hóspedes não só de outros estados, como também de pessoas de cidades vizinhas de Ipatinga.

Luis Henrique Alves, é presidente da Aciapi – Foto: Arquivo Aciapi
Dentre os diversos expositores de fora que se dirigiram para Ipatinga, muitos estiveram por aqui pela primeira vez, como Carlos D’Afonseca, da empresa Asvotec Termoindustrial Ltda. Carlos se dizia surpreso com a boa estrutura da cidade e com o acolhimento recebido pelos organizadores do evento. A avaliação positiva, que certamente ficará marcado na memória de Carlos, é o melhor que um visitante poderá levar de um lugar.

Mais da metade dos 300 expositores contavam com colaboradores de outros estados – Foto: Elvira Nascimento
Outro especialista em Turismo apontou que apenas a qualidade dos eventos não é o bastante para consagrar uma região como destino turístico, mas um conjunto de fatores, como bom atendimento, preço dos serviços e diversidade de opções de lazer e entretenimento.
A 34ª Expo Usipa, evento que recebeu mais de 30 mil visitantes durante os quatro dias de exposição, contou com mais de 300 expositores, sendo 120 da região e o restante de outras partes do país. Foram 70 palestras e 2.000 encontros de negócios em seus 20 mil m2 de área.

O presidente da Usipa, Lucas Lima, afirmou que a força da Expo Usipa está nas inovações implementadas ano após ano – Foto: Elvira Nascimento
Crescendo ano a ano, a Expo Usipa é o evento âncora, que reúne as maiores oportunidades para consolidar Ipatinga e região como um forte destino turístico de negócio.