
Usiminas realiza mais uma rodada da pesquisa ambiental
Visando acompanhar a percepção da população sobre as ações realizadas pela empresa com foco na redução do material particulado (pó preto), está em andamento uma nova rodada da Pesquisa Ambiental pela siderúrgica.

Áreas residenciais no entorno da Usiminas – Foto: Elvira Nascimento
Os bairros Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Castelo, Centro, Das Águas, Ferroviários, Horto, Iguaçu, Imbaúbas, Novo Cruzeiro e Vila Ipanema receberam visitas domiciliares e diálogos com moradores, conduzido pela CP2.
Essa é a 10ª pesquisa semestral que integra o compromisso formal assumido pela Usiminas junto à comunidade e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2019. Para garantir a segurança dos moradores participantes, a equipe de pesquisa estará uniformizada e devidamente credenciada.
“A Usiminas quer ser uma boa vizinha e, por meio de um diálogo constante com os moradores, busca aprimorar continuamente seus processos ambientais, sempre com foco no bem-estar da comunidade”, destaca Tayná Vieira, da equipe de Relações Institucionais.
Investimentos ambientais
Entre 2019 e 2023, a Usiminas destinou R$ 2,5 bilhões em ações ambientais no Centro Industrial de Ipatinga, com foco na redução das emissões de particulados do processo de produção. Esses investimentos incluem a instalação de canhões de névoa nos pátios de matéria-prima, a criação da Central de Monitoramento Ambiental e a implementação da Rede Automática de Monitoramento de Partículas (Ramp), demonstrando o compromisso com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.