
Grande evento reúne origamistas do Brasil e da Argentina
Entre os dias 1º e 4 de maio, a cidade de Timóteo, no Vale do Aço, recebe a 3ª edição do Nas Montanhas do Vale, um encontro nacional de origami. Idealizado e organizado pela artista e educadora Isa Klein. O evento reúne pessoas de diversas partes do Brasil e também da Argentina para vivenciar, por quatro dias, a arte milenar do origami em sua forma mais poética: como caminho de criação, cuidado, contemplação e conexão.

Como nos eventos anteriores, o encerramento será no Parque Estadual do Rio Doce – Foto: Divulgação
O nome do evento é um trocadilho com a geografia mineira e com as duas dobras básicas do origami: vale e montanha. A proposta é unir arte, técnica, natureza e afeto — elementos que marcam profundamente a trajetória de Isa Klein no cenário nacional e internacional do origami.
O encontro teve suas duas primeiras edições em 2018 e 2019, também em Timóteo. Após uma pausa durante a pandemia e dois encontros realizados em Belo Horizonte, o evento retorna ao Vale do Aço atendendo aos pedidos do público que ansiava por reviver essa experiência nas montanhas.
A programação inclui a abertura oficial no dia 1º de maio, com uma bela apresentação cultural japonesa no Hotel Dom Henrique. Nos dias 2 e 3, o hotel será palco de oficinas práticas, ministradas por Isa e outros 9 professores convidados com propostas variadas, acessíveis tanto para iniciantes quanto para quem já tem familiaridade com a técnica. No dia 4 de maio, o encerramento acontece no Parque Estadual do Rio Doce, com vivências ao ar livre e um momento especial de união entre arte, emoção e natureza.
Bem estar e autoconhecimento

A arte de dobrar pepel proporciona imersão na criatividade, bem-estar e autoconhecimento – Foto: Isa Klein
Mais do que dobrar papel, o evento propõe uma imersão criativa e sensível, onde o origami se revela como ferramenta de bem-estar, autoconhecimento e expressão artística. A prática tem sido amplamente reconhecida por seus benefícios emocionais e terapêuticos, promovendo foco, relaxamento e autoestima.
No sábado, 3 de maio, a programação do encontro se abre também ao público geral com uma feira de artesanato, a partir das 11h30, no Hotel Dom Henrique. O evento contará com música ao vivo e será uma oportunidade para conhecer e adquirir peças criadas por artistas de Timóteo.
No cardápio do almoço, uma feijoada especial, servida durante a feira. Quem não estiver inscrito no evento poderá participar adquirindo o ingresso da feijoada, cuja renda será integralmente revertida para o Clube de Leitura Leitores Inoxidáveis, iniciativa sociocultural que incentiva a leitura na região do Vale do Aço.

O encerramento do evento acontece no Parque Estadual do Rio doce, com vivências ao ar livre – Foto: Elvira Nascimento
É um momento de celebração, arte e solidariedade, que integra a comunidade ao encontro e amplia o impacto cultural e social do evento na cidade.
A presença de um evento como esse no Vale do Aço valoriza a região como polo cultural, educativo e artístico. É um convite à delicadeza, à escuta e ao encontro — em todos os sentidos da palavra.
Ainda há algumas vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98928-0611.