HOME HEADER – AAPI – FEV25

Na agradável manhã de domingo, o público conheceu um pouco da história do automobilismo

Paralisado em 2019, o Encontro de Carros Antigos de Timóteo edição 2024 retorna com um número recorde de automóveis. O evento que aconteceu neste domingo (26/05), na Praça 1º de Maio,  contou com mais de 200 carros do Vale do Aço e cidades vizinhas.

Mais de 150 carros antigos se espalharam pela ampla Praça 1º de Maio

O expressivo público que passou pela Praça 1º de Maio para apreciar as relíquias automobilísticas da região, comprovou que o automóvel ainda é um dos objetos de desejos que mais desperta admiração nas pessoas.

Ícones da indústria automobilística brasileira, o Aero Willys foi um dos destaques do encontro

Importância histórica e cultural

Segundo o organizador do encontro, Roberto Alvim, o sucesso deste tipo de evento deve-se ao seu forte significado histórico e cultural. Alvim apontou que estes eventos, além de contar a história da indústria automobilística brasileira, proporciona a muitos jovens conhecer os carros que circulavam pela cidade antes deles terem nascidos. Outro fator que Alvim atribui ao sucesso deste tipo de evento, é que o automóvel sempre será uma das grandes paixões nacionais.

Ao lado de seu Puma, o colecionador de carros antigos e organizador do evento, Roberto Alvim, afirmou que colecionadores de carros antigos vem crescendo exponencialmente na região

Alvim, que levou alguns veículos de sua coleção, sendo um Puma, uma Mercedes 280s ano 77, um Volkswagem 1600, 4 portas ano 69, um Opala luxo ano 72, uma Vemaguet ano 66, uma Kombi 74, um Ford Scort XR3 conversível ano 89 e um Fusca 1200 ano 63, salienta que o interesse por carros antigos vem crescendo exponencialmente na região. Ele disse ainda que No Vale do Aço, estima-se cerca de 500 possuidores de carros antigos, entre colecionadores ou mesmo aquele único carro de estimação. O colecionador destaca ainda que o carro antigo tem influenciado bastante na melhoria da qualidade dos serviços de lanternagem, mecânica e estofamento da região, já que o restauro de um carro antigo exige um cuidado mais que especial no acabamento, seja na pintura ou na recuperação de um motor às vezes cansado.

 

Um DKW Vemag e uma Kombi, dos anos 1960

 

Pick-up Willys, Aero Willys e Rural, representaram uma das mais importantes indústrias de utilitários do país

 

Caminhonetes Ford da década de 1950,  a primeira cabine dupla da Chevrolet e um fusca

 

Os icônicos Chevrolet Opala estavam presentes no evento

 

O Chevrolet Gigante de 1942, então pertencente à Acesita, chamou atenção do público

 

O raro Ford Escort conversível de Roberto Alvim

No evento estavam presente alguns grupos de colecionadores organizados do Vale do Aço, como o Clássico sobre Rodas, Antigos do Vale e Clube do Fusca.

Com duração de 9h às 14h, um expressivo público passou pelo evento, onde trocaram experiências, ouviram histórias sobre este ou aquele veículo e fizeram registros fotográficos.

Calendário de Eventos

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo presente no evento, Hiller Félix, o 2º Encontro de Carros Antigos de Timóteo, que faz parte da programação do aniversário de Timóteo, que celebrou seus 60 anos em abril, vem reforçar o Calendário de Eventos da cidade. Segundo Hiller, o evento junta-se com o tradicional Encontro de Motociclistas que também acontece sempre no primeiro semestre.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiller Félix, e retorno do Encontro de Carros Antigos de Timóteo, reforça o Calendário de Eventos da cidade e as políticas públicas voltadas ao Turismo

 

HOME – HEADER 1 – APERAM 80 ANOS

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página