HOME HEADER – AAPI – FEV25

A história da Serraria Santa Helena de Coronel Fabriciano foi destaque na categoria documentário

O documentário sobre um importante período da história de Coronel Fabriciano foi laureado como o segundo melhor documentário na 2ª Edição do Curta Monlé – Festival de Filmes, Curtas e Documentários de João Monlevade. O festival da cidade mineira do Médio Rio Piracicaba chega à sua II Mostra de Cinema, consolidando-se como um importante espaço para exibição e valorização do audiovisual.

A História da Serria Santa Helena

A História da Serraria Santa Helena concorreu no II Curta Monlé

Nesta edição, que aconteceu entre os dias 19 a 24 de maio, o festival recebeu inscrições de cineastas e produtores de diversas cidades, como João Monlevade, Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro. “A diversidade geográfica reforça o potencial do evento como um polo de troca de experiências e fomento ao cinema independente”, salientou o coordenador do Curta Molé, Marcelo Sputnik.

Realizado pela Brasil PQP, o festival aconteceu no Campus ICA/UFOP de João Monlevade, e contou com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto, do ICEA – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Filminas, Casa de Cultura de João Monlevade, Prefeitura de João Monlevade e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Além das exibições, o festival contou com a votação do Júri Popular, que aconteceu por meio das redes sociais.

A Serraria Santa Helena

Inaugurada no centro do povoado, em 1948, a Serraria Santa Helena foi uma das maiores indústrias madeireira do Vale do Rio Doce – Foto: Acervo Museu Histórico de Coronel Fabriciano

O documentário “A História da Serraria Santa Helena”, dirigido e editado por Mário, com áudio de Mayra Almeida e fotografias de Elvira Nascimento, conta a história de uma das mais importantes indústrias madeireiras do Vale do Rio Doce, instalada no centro do ainda povoado do Calado (Coronel Fabriciano) em 1948. A Serraria, vinculada à Cia. Belgo Mineira, empresa situada em João Monlevade, que explorava carvão vegetal na região do Médio Rio Doce desde 1938, forneceu madeira para quase toda as edificações da região que crescia vertiginosamente em função da instalação das siderúrgicas Acesita e Usiminas. Encerrada suas atividades com o declínio da madeira e um grave acidente ferroviário em seus arredores na década de 1960, sua área foi transformada num importante bairro central, que leva o seu nome.

Assista no link abaixo, o documentário completo.

A obras vencedoras foram:

Premiação Ficção

1º: Myself – 2: Minha Carne – 3º: A Outra Filha

Premiação Videoclipe

1º: Pensei em Você Anteontem – 2º: Valentino – 3º: Escuridão

Premiação Animação

1º: Fotografia – 2º: Tatoo Rabiscada – 3º: Tatoo Rabiscada

Premiação Documentário

1º: Sob a Bênção do Rosário – 2º: A História da Serraria Santa Helena – 3º: São Gonçalo do Alto.

Juri Popular

Venceram 1º lugar – Sob a Bênção do Rosario, 211 curtidas; 2º lugar – A Outra Filha, 175 curtidas e 3º lugar – Fotografia, 102 curtidas

Um Comentário

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página