HOME HEADER – AAPI – FEV25

Evento que homenageou o arquiteto, aconteceu na abertura da ExpoInox 2025

O Galo Inox Aperam está na Arena MRV do Atlético Mineiro – Foto: Divulgação

No primeiro dia da ExpoInox 2025, realizado nesta quinta-feira, 5 de julho, o vereador Marcus Fernandes prestou uma homenagem especial ao arquiteto Joel Lima, natural de Timóteo (MG), com a entrega de uma Moção de Aplauso, em reconhecimento à sua trajetória profissional e ao destaque nacional conquistado por meio de projetos inovadores com o uso do aço inox – material símbolo da indústria do Vale do Aço.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Timóteo, Adriano Alvarenga, que parabenizou o homenageado e destacou a importância de reconhecer talentos locais que contribuem para o desenvolvimento e projeção da cidade no cenário nacional.

Joel Lima entre os vereadores Adriano Alvarenga e Marcus Fernandes – Foto: Divulgação

Joel Lima é formado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), com especialização em Arquitetura Hospitalar. Com mais de 18 anos de atuação no mercado, o arquiteto se tornou uma referência nacional no uso criativo e técnico do aço inoxidável, elevando o material, tradicionalmente utilizado na indústria, a um novo patamar na arquitetura e no design contemporâneo.
Entre seus projetos mais emblemáticos está o imponente Galo Inox Aperam, instalado na esplanada da Arena MRV, em Belo Horizonte. A escultura, considerada uma das maiores obras em inox esportivo do mundo, impressiona pelas dimensões: oito metros de altura, 13 toneladas e quatro mil penas, todas feitas com cerca de 3 mil peças de aço inoxidável fornecidas pela Aperam, sediada em Timóteo.
A obra simboliza não apenas a paixão pelo futebol, mas também o potencial artístico, técnico e industrial da região. “É um projeto que leva o nome de Timóteo para todo o país com orgulho. Joel representa o que temos de melhor em criatividade e inovação”, destacou o vereador Marcus Fernandes durante a homenagem.

Joel também ganhou projeção nacional ao desenvolver, em parceria com a empresa Milenium Inox de Timóteo, revestimentos em inox que foram utilizados nas edições de 2020 e 2025 do Big Brother Brasil, da TV Globo. Os projetos reforçaram o papel do inox como um elemento de destaque no design de interiores e cenografia.

Mensagem de Joel Lima

“Receber essa homenagem na minha cidade, no maior evento dedicado ao inox no país, é mais do que um reconhecimento – é uma celebração da nossa história. Agradeço ao vereador Marcus Fernandes, ao presidente Adriano Alvarenga, à Aperam, à Inox Color e a todos que acreditam na arquitetura como instrumento de transformação. O aço inox é nossa matéria-prima, mas o orgulho de Timóteo é a nossa verdadeira força.”

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página