
Cerca de 30 toneladas de alimentos são poupados do desperdício mensalmente
Uma das mais importantes iniciativas do governo de Coronel Fabriciano, o Banco de Alimentos, vem proporcionando uma série de benefícios, que vão muito além de contribuir para reduzir perdas e desperdício de alimentos. A começar pela educação e fortalecimento da segurança alimentar, especialmente para a população mais vulnerável.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Letícia Fernandes Godinho, comemora os 5 anos de sucesso do Banco de Alimentos, que tira da faixa de desperdício, cerca de 30 toneladas de verduras, legumes e frutas mensalmente. Segundo Letícia, são mais de 250 famílias beneficiadas pelo programa, além de diversas instituições de apoio ao cidadão, especialmente os mais vulneráveis, formando uma rede de mais de 6 mil beneficiados.

A Secretária de Assistência Social, Letícia Fernandes Godinho, comemora os 5 anos de sucesso do Banco de Alimentos
A educação alimentar é realizado regularmente nas instalações do Banco de Alimentos, no bairro Floresta. Pais cadastrados e seus filhos, aprendem em oficinas, sobre a importância de cada alimento, como prepara-los e como conserva-los.

Nas oficinas da Educação Alimentar, Lucilene Oliveira Ferreira ensina a pais e filhos como preparar alimentos
Novas Parcerias
O gerente do Banco de Alimentos, Eder Nogueira, ressalta a importância da parceria com empresas que trabalham com alimentos, como o Supermercados Coelho Diniz, Sacolão Avenida e Supermercados Mineirão. Estes estabelecimentos comerciais contribuem para reduzir a perda e desperdício de alimentos e para promover o direito humano à alimentação adequada.

O gerente do Banco de Alimentos Eder Nogueira
Eder assegura que o Banco de Alimentos está de braços abertos para novas parcerias. Ele afirma ainda que o programa tem carro próprio podendo fazer a coleta dos alimentos.

Cerca de 30 toneladas de alimentos são coletados mensalmente em supermercados e sacolões de Coronel Fabriciano e outras localidades
A beneficiada com o programa, Maxiane Aline, moradora do Caladinho, afirmou que este benefício trouxe a ela e seus filhos, dignidade e confiança. Segundo Maxiane, a sexta de alimentos que recebe semanalmente representa uma economia de mais de R$ 50,00 por semana, economia essa que pode ser direcionada para outras prioridades. Há cinco meses venho agradecendo por esse benefício fundamental, que nos garante a segurança alimentar.

A beneficiada com o Banco de Alimentos, Maxiane Aline, afirmou que o programa trouxe dignidade e segurança a ela e seus filhos
Sobre o aniversário de 5 anos do Banco de Alimentos de Coronel Fabriciano, esqueceram de citar uma entidade que é responsável direta pela criação desse banco de alimentos, a Rede Leste de Banco de Alimentos-RELBA.
Acredito ser um orgulho prá Coronel Fabriciano ser filiado a essa REDE juntamente com outras 50 cidades do leste de Minas e outras regiões, pois essa REDE é a maior REDE pública de bancos de alimentos do Brasil e a quarta maior REDE do mundo.
José Maria Rosa – idealizador e responsável pela implantação do Banco de Alimentos de Coronel Fabriciano.