HOME HEADER – AAPI – FEV25

40 anos depois, logomarca identificará lançamento da réplica da clássica “Red/White ET”, em edição limitada

Adriano Souza Carvalho, graduado em design industrial pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, com ênfase em Projeto de Produto (1993 – 1998), atualmente residente em Florianópolis – SC, foi contratado pela American BMX Company, para criar a logomarca comemorativa dos 40 anos da bicicleta modelo BMX, utilizada no clássico ET – Extra Terrestre, de Steven Spielberg, lançado mundialmente em 1982.

Adriano Souza Carvalho, designer que acumula diversas premiações

Adriano, em entrevista ao editor da revista Caminhos Gerais, Mário de Carvalho Neto, que é seu irmão, recordava de sua primeira BMX importada dos EUA, uma Mongoose, adquirida na década de 1980, que lhe rendeu diversos troféus. Na época, Adriano era aficionado pelo bicicross, competindo em diversas provas na região e em outras cidades mineiras. Como designer ele é vencedor dos Prêmios Museu da Casa Brasileira 2005 e do Prêmio Mais Design Menos Resíduos do Cempre; vencedor do Prêmio de Design Gift & Housewa re 2006 – SP – Brasil; foi selecionado no Premio INDEX de Design 2006 – Dinamarca; e ficou em terceiro colocado no Concurso Quatro Rodas de Design 200 4 – SP – Brasil

Durante a pandemia, em home office, Adriano desenvolveu a logomarca para a American BMX Company, que identificará a campanha de lançamento mundial da réplica utilizada por Elliot, no filme, com o nome “Kuwahara, ET 40 th Edition”

Logomarca que marcará o lançamento da réplica da clássica Red/White ET, utilizada no filme

Comemora-se também os 40 anos do longa-metragem de ficção científica, o grande sucesso da Universal Pictures, que se manteve por 11 anos como a maior bilheteria, vindo a ser superado por Jurassic Park (também dirigido por Spielberg) em 1993.

Uma das cenas antológicas do filme, o garoto Elliot em sua BMX

O filme ET, é considerado o responsável pela mega popularidade do modelo BMX, que influenciou milhares de jovens em todo o mundo, transformando-se na época no esporte preferido entre crianças e jovens adolescentes.  Para o designer, que atualmente tem como hobby pedalar sobre uma mountain bike, este trabalho o levou a reviver as emoções do tempo em que competia na pista de bicicross de Ipatinga.

A Pista de Bicicross de Ipatinga, “Canuta Barbosa”, inaugurada em 1984, dois anos após o lançamento do filme, foi construída na época como parte do complexo do Parque Ipanema. Considerada pelos membros da Federação Mineira de Ciclismo como a melhor pista de bicicross de Minas Gerais e uma das mais bem traçadas do Brasil, local de grande concentração de ciclistas BMX, está hoje totalmente abandonada à margem do Ribeirão Ipanema. Sua inauguração contou com a presença de mais de 1000 ciclistas da região.

“Kuwahara, ET 40 th Edition”

Marca japonesa consagrada após o filme de Spielberg

Além das comemorações que marcarão o surgimento de um ícone do cinema e do ciclismo, a empresa americana American BMX Company, lançará a réplica “Kuwahara, ET 40 th Edition”, em edição limitada. Com componentes historicamente precisos, como freios Dia-Comp e um quadro Chromoly 4130, a réplica certamente se colocará entre o sonho de consumo entre muitos jovens e colecionadores.

Entretanto, a marca Kuwahara não era muito conhecida, até depois do lançamento do clássico filme ET, em 1982. O BMX estava na moda naquela época e Steven Spielberg tinha notado muitas crianças pedalando pelas ruas numa BMX. Foi quando o cineasta decidiu ter algumas cenas de ação envolvendo o modelo.

A Kuwahara Bikes em Osaka, Japão, foi contatada por um dos funcionários de  Spielbergs na tentativa de fazer um pedido de 40 bicicletas. A princípio, a pessoa que atendeu a ligação pensou se tratar de um trote. No dia seguinte, uma nova ligação foi feita confirmando o pedido. O fabricante solicitou então que a equipe do cineasta entrasse em contato com Howie Cohen, da Everything Bicycles, que era o principal distribuidor para o mercado dos EUA. Howie Cohen junto com a equipe da Universal desenvolveram diversos designs até chegar às cores clássicas Red/White ET que também foram aprovadas por Spielberg. A Universal Studios firmou um contrato de licenciamento exclusivo com Kuwahara e Everything Bicycles para a bicicleta ET. Após o lançamento do filme, Kuwahara iniciou uma produção em massa do novo modelo ET. Havia três tipos deles feitos. Dois deles eram o quadro tipo loop tail com reforços duplos tipo KZ. As bicicletas ET de cauda de loop foram divididas em duas classes. Um era do tipo “High-end” com componentes fabricados no Japão e um preço mais alto e o modelo ET de cauda de loop de preço mais baixo. O terceiro modelo ET foi o modelo de quadro Apollo mais econômico, com um único reforço frontal. As bicicletas Apollo Kuwahara ET custavam cerca de metade do preço das bicicletas de cauda de loop. O Apollo ET ou a versão mais barata foram vendidos em lojas de brinquedos e de departamentos e às vezes são conhecidos como o modelo Toy store ET.

HOME – HEADER 1 – APERAM 80 ANOS

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página