
Iniciativa da Usiminas e do Instituto Usiminas vai mapear oportunidades para fortalecer o protagonismo da comunidade por meio das artes e da cultura
No início deste mês de setembro, a Usiminas promoveu o primeiro ciclo de ações do Projeto Comunidade Parceira, iniciativa da empresa e do Instituto Usiminas.

Atividades que estimulam a criatividade – Foto: divulgação
O objetivo é mapear oportunidades para a realização de atividades artísticas, culturais e contribuir, assim, para o desenvolvimento social nas comunidades Vila da Paz e Bom Retiro. A ação social prevê implementação em várias outras comunidades nas cidades de Cubatão, Ipatinga e Itatiaiuçu
Nessa primeira etapa, foi realizado o Mapa Afetivo dessas localidades, coletando histórias para despertar a reflexão coletiva da comunidade e a importância de sua história.
Para Ana Gabriela Dias Cardoso, diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, “fortalecer o protagonismo da comunidade, gerar desenvolvimento social e formação humana por meio das artes e da cultura é o nosso principal desafio. Outro ponto importante do projeto será identificar a vocação e potencialidades desses territórios, fomentando o diálogo e a diversidade cultural”.
Atividades como oficina de reciclagem, grafite, brincadeiras na cama elástica e distribuição de mudas também foram algumas das ações interativas.

Grafite, umas das atividades desenvolvidas nas comunidades – Foto: divulgação
A segunda etapa e os próximos passos do Comunidade Parceira acontecem após o mapeamento da escuta ativa das demandas das comunidades.
A proposta do Projeto Comunidade Parceira, está alinhada à estratégia de sustentabilidade e relacionamento com as comunidades da Usiminas. Além disso, a implementação do projeto responde a alguns anseios das comunidades identificados em pesquisa realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.
O projeto contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas comunidades em que serão implantados em vários eixos como: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, entre outros.