
Um termo de cooperação mútua entre o Governo do Estado, o município de Coronel Fabriciano e a Fiemg, foi assinado pelo governador Romeu Zema, em visita ao Vale do aço, para viabilizar o Parque Industrial Vale do Aço

Área do Parque Industrial Vale do Aço
O acordo prevê que cada um dos entes atuem na direção de trazer investimentos para a área ou mesmo para a região como num todo. Localizado no Leste mineiro, a Região Metropolitana do Vale do Aço situa-se como a 2ª maior economia do inteior de Minas Gerais. Romeu Zema reafirmou a atribuição de promover estudos para implementação de incentivos fiscais e tributáveis às empresas que se instalarem no local.
O município é cortado por três rodovias federais: BR-425 (Timóteo a BR-262); BR-458 (Ipatinga a BR-116); BR-381 (Belo Horizonte a Governador Valadares) e pela estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM).
Distâncias dos principais centros urbanos e municípios vizinhos:
Por rodovias / centros urbanos principais: Belo Horizonte: 198Km; Vitória: 420Km; Rio de Janeiro: 560Km; São Paulo: 765Km; Brasília: 936Km.
Por ferrovias / centros urbanos principais: Belo Horizonte: 253Km; Vitória: 453Km; Rio de Janeiro: 891Km
A Prefeitura de Coronel Fabriciano apresenta o Parque Industrial Vale do Aço, como novo vetor de Desenvolvimento de Coronel Fabriciano e do Leste de Minas, em fase avançada de implantação.
São aproximadamente 240 lotes na primeira etapa, em uma área de mais de 1 milhão de m², com localização privilegiada e infraestrutura para abrigar empresas de médio e grande porte. Atualmente três grandes empreendimentos da região já estão em fase adiantada de instalação no Parque Industrial Vale do Aço.
LOGÍSTICA
Situado no Horto Baratinha, em Coronel Fabriciano, às margens da BR-381 e da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM)
INFRAESTRUTURA
Ramal de gás, linha de transmissão de energia e lotes modulares; em breve, serão instaladas redes de drenagem, água e esgoto e pavimentação.
INFRAESTRUTURA
Próximo as grandes siderúrgicas Usiminas e Aperam South América; Cenibra 40 km – e Vale S.A – 90 Km.
Além das vantagens citadas acima, o novo Parque Industrial Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, já possui o aval do governo do Estado, por meio do Plano Estratégico Ferroviário (PEF), desenvolvido pela Fundação Dom Cabral; e também do governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a concessão da ferrovia Vitória Minas.
Em paralelo, já está em estudo um plano de incentivos para empresários interessados em se instalar no município, visando fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias e estimular a geração de empregos qualificados.