
A empresa fabricou e entregou 22 conjuntos de Aparelho de Mudança de Via para a linha 17 – Ouro do Metrô da capital paulista

Os módulos do AMV passaram por rigorosos processos de pré-montagem e testes de movimentação na Emalto – Foto: Arquivo Emalto
A Emalto Indústria Mecânica mais uma vez notobiliza-se por sua capacidade fabril inovadora. A empresa concluiu a fabricação do Aparelho de Mudança de Via (AMVs), entregando 22 conjuntos destinado à linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo, que opera no sistema de monotrilho elevado.
O fornecimento foi realizado para o consórcio BYD – Skyrail com o Metrô de São Paulo, como cliente final. A entrega representa um marco importante no apoio à expansão da mobilidade urbana da capital paulista.
Os AMVs são dispositivos mecânicos fundamentais para a operação segura e eficiente do sistema ferroviário. Estes sistemas permitem a mudança de direção dos trens, guiando-os de um trilho para outro, tanto nas vias principais quanto nos pátios de manutenção e estacionamento.

Foram empregados 880 toneladas de equipamentos, incluindo estruturas metálicas sodadas, componentes mecânicos e acessórios – Foto: Arquivo Emalto
Para atender aos rigorosos requisitos do projeto, a Emalto fabricou cerca de 880 toneladas de equipamentos, incluindo estruturas metálicas sodadas, componentes mecânicos e acessórios. Cada conjunto é composto por quatro vigas em formato de caixão, interligada por um eixo central. Estas vigas são apoiadas sobre trolleys, que se movimentam de forma oscilatória em trilhos curvos, garantindo precisão e segurança na mudança de via.
Antes da entrega final, todos os conjuntos passaram por um rigoroso processo de pré-montagem e testes de movimentação. Para isso, a Emalto desenvolveu um dispositivo especial com trilhos que simula os movimentos reais dos AMVs em operação. Esse procedimento assegura o desempenho, alinhamento e o funcionamento adequado dos equipamento nas condições operacionais previstas.

A equipe técnica da Emalto comemorou a fabricação de mais um equipamento de alta performance – Foto: Arquivo Emalto
A participação da Emalto neste projeto, reforça seu compromisso no desenvolvimento de soluções para o setor metroviário brasileiro.
Com tecnologia e engenharia própria, a empresa contribui diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade dos grandes centros.