
Mais uma vez, o Turismo foi destaque na abertura da Feiraço, edição 2025.

O criativo estande do Sebrae atraiu grande público e mostrou a força do Turismo regional – Foto: Arquivo CG
Aberta ao público às 18:30h, na noite dessa quarta-feira (21/05), o evento reafirmou mais uma vez que o Turismo vem sendo uma de suas mais concorridas vitrines. Com um amplo e criativo estande, elaborado pela agência de publicidade Café com Design, e patrocinado pelo Sebrae, o Turismo da região tem a oportunidade de mostrar para o grande público o seu forte potencial e os empreendimentos aqui já consolidados.
Diversidade
A Feiraço – Feira Comercial de Produtos e Serviços, que se estende até o próximo sábado (24/5), no estacionamento do Estádio Ipatingão, a expectativa dos organizadores é de recorde de público e considerável movimentação na economia local, com atrações para todos os públicos. A Feiraço é um dos maiores eventos multissetoriais do Vale do Aço, realizada pela Aciapi, CDL de Ipatinga e Sebrae Minas.

Diversos segmentos mostram seus produtos – Foto: Arquivo CG

Grandes empresas também utilizam a Feiraço para interagir com a comunidade – Foto: Arquivo CG
A entrada é gratuita, com a opção de doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida, que será recolhido pelo projeto Gaia – Programa de Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais do Sebrae Minas, e entregues ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares. Este ano, a Feiraço reúne 140 expositores e 180 empresas, gerando oportunidades de negócios e conexões com diferentes públicos.
Espaço Turismo Vale do Aço

O “Vale do Aço Destino Turístico” da as boas vindas aos visitantes – Foto: Arquivo CG
O estande “Espaço Turismo Vale do Aço” é o que pode-se dizer, é o desdobramento das diversas iniciativas voltadas ao empreendedorismo turístico que vem acontecendo há alguns anos na região sob a coordenação do Sebrae, regional do Vale do Aço. A instituição de fomento foi fundamental para traçar horizontes juntamente com empreendedores do setor e transformar potenciais naturais, culturais e de negócios em produtos turísticos de alto valor.

Muito visitado, o amplo estande do Sebrae contemplou todos os empreendedores do Turismo da região – Foto: Arquivo CG
O agradável estande, cujo cenário se completa com a arte, a cultura, as tradições e as belezas naturais, o visitante conhecerá os principais projetos turísticos consolidados na região, como o Ipatinga Rural, a Rota do Mutum, Vales dos Tropeiros e Serra dos Cocais.
Além destes projetos, o espaço contemplou também o artesanato regional, a culinária, com o Cozinha Show, o CTMAM entre outros.
Ipatinga Rural
O “Ipatinga Rural” o primeiro projeto consolidado, oferece ao visitante o real retrato de Ipatinga no período pré industrial, com suas tradições históricas e culturais, numa região com clima tipicamente montanhosa. Fabricação artesanal de rapadura e açúcar, trilhas ecológicas numa natureza deslumbrante, queijaria, inclusive premiada, artesanato e gastronomia excepcional faz do roteiro uma verdadeira experiência sensorial.

Estande do Ipatinga Rural – Roteiro Turístico – Foto: Arquivo CG
Serra dos Cocais
O “Serra dos Cocais, Roteiro Turístico” também na região montanhosa do Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, oferece além do excelente clima, uma série de opções de lazer e cultura histórica. Foi na Serra dos cocais que os tropeiros deixaram suas marcas, como a formação das comunidades de São José dos Cocais e Nossa Senhora da Vitória dos Cocais. Alí, em meio ao som do Batuque e da Marujada dos Cocais, a tradicional e deliciosa gastronomia típica, as festas religiosas e a beleza cênica de suas cachoeiras, fazem da Serra dos Cocais um lugar ideal para esportes e aventuras radicais.

Estande do Serra dos Cocais – Roteiro Turístico – Foto: Arquivo CG
Rota do Mutum
A “Rota do Mutum” roteiro diferentemente dos demais, por ocorrer nas terras planas do Rio Doce, é também um roteiro fascinante, que alia o maior projeto de reintrodução de aves silvestres do país, o Projeto Mutum da Cenibra, à excepcional gastronomia rural do pequeno município de Ipaba (nome indígena que significa muita água). A Rota do Mutum leva o passageiro por lugares incríveis, como a bela orla da maior lagoa urbana do leste mineiro, ao cultivo do palmito pupunha do DoceVida, ao alambique da centenária cachaça Primavera e a Pousada Maria Emília e à Toca dos Bichos, área de lazer que abriga os Emus australianos, a segunda maior ave do mundo. Tudo isso em apenas um dia.

Rota do Mutum – Roteiro Turístico – Foto: Arquivo CG
Vales dos Tropeiros
Outra rota de impacto também nas montanhas, é o “Vales dos Tropeiros, Rota Turística”. Lançada recentemente, a rota é o resgate das antigas trilhas dos tropeiros e transformadas em deslumbrante rota ciclística, onde o ciclista além de curtir uma das mais belas paisagens da região, vivenciará nas antigas fazendas ao longo da trilha, hábitos e costumes preservados até dias atuais. São mais de 190 km de trilhas, passando por Timóteo, Marliéria, Jaguaraçu, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. O Vale dos Tropeiros, é também a rota ideal para quem quer conhecer a história de Minas Gerais, desde o ciclo do ouro à ocupação do território então pertencente aos ancestrais índios botocudos.

O estande Vales dos Tropeiros – Rota Turística recebeu a visita do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva – Foto: Arquivo CG

Os famosos produtos do Projeto Indaia, de Antônio Dias, estão presentes na Feiraço-2015 – Foto: Arquivo CG
Sebrae

A instituição de fomento do desenvolvimento, Sebrae Minas, é realizadora da Feiraço, juntamente com a Aciapi-CDL de Ipatinga – Foto: Arquivo CG
O gerente regional do Sebrae Minas na Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, destaca o papel socioeconômico do evento ao fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local. “Nesta quinta edição, a Feiraço se consolida como uma vitrine de oportunidades para os pequenos negócios do Vale do Aço, sendo um importante motor da economia e do desenvolvimento local. É uma excelente oportunidade para firmar parcerias estratégicas, ampliar mercados e impulsionar os negócios”, afirma.
Aciapi e CDL
Para o presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, a Feiraço representa investimento com retorno garantido: “Ipatinga cresce e gera cada vez mais oportunidades de negócios. Os quatro dias de exposição são um investimento para as empresas”, afirma.
O presidente da CDL, Cláudio Zambaldi, destaca o perfil diverso da Feiraço: “A feira agrada a todos os públicos, com variedade de estandes, novidades, shows e gastronomia. É um espaço pensado para conectar pessoas e gerar negócios”, diz.
Trem do Desenvolvimento
Pelo segundo ano consecutivo, a Feiraço integra a Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE) e o projeto Trem do Desenvolvimento, iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com a Adesiap Minas. O objetivo é transformar eventos estratégicos em polos de desenvolvimento regional.
A Feiraço 2025 conta com o apoio da administração municipal, a Supranet como apresentadora oficial, e a promoção do Diário do Aço e da Rádio Itatiaia. O evento tem como parceiros: Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI); Aliar Benefícios Mútuos; Convaço; Eficaz Segurança Eletrônica; Emflortec Engenharia; Garcia Supermercados; Mercadão das Máquinas; OralDents Clínica Odontológica; Sicoob Vale do Aço; Unimed Vale do Aço; Usiminas; e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).