HOME HEADER – AAPI – FEV25

Dois caminhões modelo sider e uma empilhadeira farão parte dos serviços de coleta

Dois caminhões modelo sider e uma empilhadeira foram entregues à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI), na tarde desta sexta-feira (14). O evento contou com a participação do prefeito Vitor Prado, do vice-prefeito Marcelo Martins, de representantes do legislativo, de empresários parceiros da ASCATI, além de representantes da Fundação Renova (em liquidação), servidores da prefeitura e pessoas da comunidade.

Trabalhadores da Ascati e autoridades no recebimento dos veículos – Foto: Divulgação

Os veículos foram adquiridos com verbas oriundas do Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre Timóteo e Fundação Renova (em liquidação). “Para nós, é muito importante contribuir com esse trabalho econômico e ambiental tão importante não só para o município, mas para o meio ambiente, como um todo.  A Fundação Renova (em liquidação) está disponível para andar de mãos dadas com Timóteo no que for preciso para auxiliar o município”, revela o coordenador de relações institucionais, Carlos Heinisch.

Cada caminhão custou R$ 378,5 mil e a empilhadeira de R$92 mil. Para o prefeito Vitor Prado, disponibilizar ferramentas mais adequadas e que possam aperfeiçoar o trabalho dos trabalhadores da ASCATI é fundamental.  “Eu respeito e valorizo muito o trabalho da ASCATI, por isso, para que os resultados sejam superados e, consequentemente, gerem mais renda, nossa administração trabalha para viabilizar condições de trabalho cada dia melhores para os trabalhadores”, conta o prefeito.

Maria do Rosário Caetano, a dona Mariinha, presidente da ASCATI, comemorou a chegada dos veículos. “Eu tenho muita honra de ser uma catadora e fazer parte das 25 famílias responsáveis pela reciclagem na cidade. Esses veículos vão nos dar condições de trabalhar melhor. Foi uma surpresa. Estamos muito satisfeitos com a chegada dos novos veículos e ainda mais animados para trabalhar”, declara.

Para o coordenador de políticas públicas da Subsecretaria de Meio Ambiente, Thyson Felipe Cesário, o impacto no processo de coleta seletiva será grande. “Além de aumentar a capacidade de coleta, vamos ter mais flexibilidade do horário. Poderemos atender em horários específicos, de acordo com a necessidade da comunidade”, destacou o coordenador que ainda mencionou a rotina das coletas e também a possibilidade de atender demandas mais específicas, depois da chegada dos dois caminhões. “Hoje realizamos as coletas por dias e horários pré-determinados. Agora, algumas necessidades especiais, como atender comerciantes que tenha a disponibilidade de fazer doação de material para ASCATI, vai ser possível e isso representa um ganho gigantesco para a associação”, concluiu.

A associação que recolhe papelão, plástico e alumínio desde 2003 e iniciou, em 2022, a destinação correta para vidros descartados pela população, tem feito um trabalho muito importante para Timóteo, contribuindo consideravelmente para o meio ambiente.

João Coletor

Carinhosamente batizado de “João Coletor”, um mascote com perfil de caminhão foi criado para ilustrar o baú dos novos caminhões e todos as campanhas que forem realizadas sobre reciclagem. O intuito do João Coletor é aproximar as crianças e incentivá-las a praticar a reciclagem desde cedo, junto com a família.

HOME – HEADER 1 – APERAM 80 ANOS

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página