
Mostra coletiva surpreendeu o público com a beleza dos trabalhos
A Fundação Aperam Acesita abriu ontem 03/08, a Exposição Olhares Diversos, a tradicional mostra coletiva de artistas do Vale do Aço e Região. A edição deste ano surpreendeu o público com a beleza dos trabalhos expostos e a diversidade das técnicas. O evento também celebra os 30 anos da Fundação Aperam Acesita, comemorado junho, e os 80 anos da empresa, a comemorar em outubro.
Com 118 trabalhos de 63 artistas, a exposição mostra a diversidade de técnicas artísticas empregadas pelos artistas da região, como óleo sobre tela, lápis de cor, tinta acrílica, cerâmicas e réplicas em miniaturas e outras.

A Exposição Olhares Diversos, mostra coletiva de artistas do Vale do Aço e Região contou com 118 trabalhos de 63 artistas – Foto: Elvira Nascimento
A novidade da edição Olhares Diversos 2024 é a seção de bordados, onde pode-se apreciar a beleza e o talento artístico expresso por meio de linhas e agulhas.

A arte do bordado foi uma das atrações da exposição – Foto: Elvira Nascimento

Pastor Alemão – Riqueza nos detalhes na técnica lápis de cor sobre papel, de Atevaldo Novaes

Liberdade – Óleo sobre painel, de Shirley Novais

Stan Lee – Desenho a lápis grafite em papel, de Cristina Bragança –

Peças em cerâmicas de Lelena, tombadas como Patrimônio Cultural Imaterial de Coronel Fabriciano, expostas também no Palácio das Artes em BH – Foto: Elvira Nascimento

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas técnicas artísticas distribuídas pelo amplo espaço da Fundação Aperam – Foto: Elvira Nascimento
José Rosário

Uma cascata no Cerrado e Notícias nada boas do mundo – Obras de José Rosário na exposição – Foto: Elvira Nascimento
Durante a abertura da coletiva, o artista plástico José Rosário foi homenageado pelos 30 anos de carreira artística. Artista nascido em Dionísio, José Rosário recordou do período que trabalhou na Acesita como desenhista técnico, e seu desligamento da empresa, dedicando à artes plástica.

José Rosário recebe do presidente da Fundação Aperam, Venilson Vitorino, homenagem pelos 30 anos de carreira artística – Foto: Elvira Nascimento
Parceria
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, agradeceu a presença de todos, destacando o ano de 2024 como um ano de importantes comemorações, como os 80 anos da siderúrgica, os 30 anos da Fundação e os 60 anos de Timóteo, comemorado em abril. Venilson afirmou ainda que a Fundação é uma extensão da casa do artista, isto é, um espaço de manifestações artísticas e culturais.

Venilson Vitorino reforçou a importância da parceria da Fundação Aperam com os artistas da região – Foto: Elvira Nascimento

63 expositores celebraram juntos a tradicional mostra artística – Foto: Elvira Nascimento
Com duração até 30 de setembro, a coletiva está aberta de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.