
Realizada desde 1957, o Dia da Indústria homenageia indústrias que se destacam no cenário nacional e estadual
Será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, as tradicionais solenidades de reconhecimento aos empresários que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais. A solenidade terá como tema, “Atitudes que inspiram Transformação. Ações que impactam o futuro”. No evento marcado pela entrega de medalhas, reunirá os principais representantes do setor produtivo mineiro
Na ocasião, Carlos Mário de Moraes, diretor-superintendente dos Laboratórios Osório de Moraes Ltda e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins industriais de Minas Gerais – SINDUSFARQ, receberá o Mérito Industrial CNI, enquanto Ana Cabral, CEO e cofundadora da Sigma Lithium, irá receber o Mérito Industrial do Ano.
História

O Dia da Indústria foi instituído no governo de Juscelino Kubitschek em 1957
A data que celebra o Dia da Indústria, foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.
Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.
Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.
Vale do Aço
No ano de 2007, o então diretor-presidente do Grupo Emalto, Alexandre Torquetti, recebeu a Medalha do Mérito Industrial, em solenidade realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A Emalto, fundada em 1974, é uma das maiores empresas do setor metalmecânico do Vale do Aço, região industrial do Leste mineiro.

Alexandre Torquetti, diretor-presidente da Emalto, Luciano Araújo, então presidente da Fiemg Regional Vale do Aço e Paulo Roberto Torquetti
Outro empresário do Vale do Aço homenageado com o Mérito Industrial, foi Gerson Vicente Bomfim, diretor da Germil Usinagem. Indicado pela Fiemg Regional Vale do Aço em 2023, sua empresa está localizada no Distrito Industrial de Timóteo.
Neste ano de 2024, na categoria ‘’Construtores do Progresso,’’ criada para agraciar personalidades e empresas que contribuem com o crescimento econômico e social do país, o destaque é para o deputado estadual de Minas Gerais, Gil Pereira, pelo apoio ao desenvolvimento regional, e para a AngloGold Ashanti, pelos seus 190 anos e pioneirismo industrial.
Além disso, serão homenageados com o Mérito Industrial 2024 empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo: Anísio Lacerda, diretor-presidente da Calçados Addan Ltda; César Sodré, CEO da EXXER Ltda; Claudinei Lopes, proprietário da Independência Móveis; Gilberto Teixeira, diretor-geral da Sallêto Indústria e Comércio de Móveis Ltda; Gilberto Teodoro, sócio-fundador da Designtex Indústria e Comércio de Tecidos Ltda; Henrique Simões, diretor-presidente da Minasligas S/A; José Henrique Guimarães, sócio-diretor da Cocal Alimentos; Lázaro Batista, sócio-proprietário da Carré Arte em Mármore e Granito Ltda; Marcelo Pimenta, sócio-administrador da Plásticos Tropical Indústria e Comércio Ltda; Márcio Antunes Filgueira, diretor-geral na Manfil Trucks Hélio; Rodrigo Kaukal, vice-presidente e diretor comercial da Viena Siderúrgica S/A; Rodrigo Rocha, sócio-diretor da Forte Premoldados Ltda; Sávio Colombo, vice-presidente da Lhoist Brasil – Mineração Belocal Ltda; Thiago Augusto Durães, sócio-diretor da Fazenda Salinas Indústria e Comércio de Bebidas Ltda; e Thiago Jorge Florentino, sócio-administrador da Florentino e Cia Ltda.
Professores e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram ao longo dos últimos meses também serão agraciados na categoria ‘’Portadores de Futuro’’, e um grupo de colaboradores da indústria será homenageado com a medalha ‘’Mérito do Trabalhador’’.