
Antigo quartel onde serviu o Tiradentes e hospedou dom Pedro I e II sediará o primeiro hotel charme de campo do estado

Antigo Colégio Dom Bosco – Foto: Nathália Souza
O interessante distrito de Ouro Preto, Cachoeira do Campo, além de guardar preciosidades históricas do século XVII, poderá sediar uma importante hospedaria com bandeira internacional, o primeiro hotel charme de campo, do grupo português Vila Galé.
Trata-se da ocupação do imponente prédio do antigo quartel e Colégio Dom Bosco, localizado num dos mais antigos distritos ouro-pretano. O local foi sede do Regimento de Cavalaria da Colônia, foi onde servil Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foi também onde os imperadores dom Pedro I e II ficaram hospedados em suas visitas à Minas, no século 19.
Tombado em 2014 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha, e abandonado por anos, a imponente construção, com mais de 70 quartos, abrigará o empreendimento hoteleiro sacramentado entre a prefeitura de Ouro Preto, o governo mineiro e o grupo português.
Bárbara Barros, assessora estratégica para negócio em turismo da agência Invest Minas, órgão de fomento do governo mineiro, batalhou, desde o início, em oferecer ao icônico educandário um melhor destino: “A Invest Minas tem atuado fortemente na atração de negócios ligados ao turismo, identificando oportunidades nos municípios e apresentando ao mercado. O hotel charme terá R$ 60 milhões de investimentos iniciais ”, informa Bárbara.
O empreendimento vai transformar o local para receber os turistas estrangeiros, principalmente os portugueses, fiéis ao Vila Galé. Com a estrutura de luxo, oferecendo aos visitantes spa, parque aquático e gastronomia requintada, o empreendimento em Ouro Preto representa a materialização e sucesso dessas iniciativas. Será um catalisador do turismo em Ouro Preto, a partir da integração do patrimônio histórico e cultural com uma infraestrutura hoteleira classe mundial, pontuou Bárbara Costa, da Invest Minas.
A rede de hotéis Vila Galé, de Portugal, avaliou algumas cidades no ano passado com o intuito de instalar uma nova unidade em Minas Gerais. Em novembro, o presidente da hotelaria portuguesa, Jorge Rabelo de Almeida, visitou Ouro Preto e Brumadinho e, em nosso município, ele conheceu o Colégio Dom Bosco, acompanhado de representantes do Grupo Salesianos, gestor do prédio Vila Galé.