HOME HEADER 1 – USIMINAS ALTO FORNO 3

Em 24 de setembro de 1998, o primeiro shopping center do leste mineiro é inaugurado em Ipatinga, com o nome Shopping do Vale.

Na área da Usiminas, no antigo depósito da Comsul, nasceu o Shopping Vale do Aço

Construído no antigo depósito da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas – Consul, pela Intermall Empreendimentos e Participações, empresa que administrava o Itaú Power Shopping em Contagem e o Shopping Cidade, em Belo Horizonte, o Shopping situava-se entre os maiores do interior do estado. Segundo o SEBRAE, o centro de compras está entre os atrativos que mais seriam indicados a viajantes por empresários e profissionais que recebem turistas de negócios no Vale do Aço. O outro atrativo com alto índice de indicação, é o Parque Ipanema.

Em 1997 as estruturas metálicas davam forma ao shopping

Sua construção teve início em 1997 e durou cerca de 11 meses, sendo executada quase exclusivamente com o encaixe de estruturas de aço. A estrutura metálica empregada foi fornecida pela Usiminas Mecânica, subsidiária da Usiminas. Inicialmente a construção abrangia uma área de 25 mil m², com um total de 77 lojas, praça de alimentação, hipermercado Consul.

Inaugurado em 1998, o Shopping Vale do Aço marca um novo modo de compras na região, formada pelo Colar Metropolitano do Vale do Aço – Foto: divulgação

 

Na primeira etapa das obras, o Centro Cultural Usiminas recebia as vigas de sua estrutura. Este era composto a princípio pela Galeria de Arte Hideo Kobayashi. Em 31 de outubro de 2002, foi inaugurado o teatro do centro cultural, com capacidade para 724 lugares, tido como um dos mais modernos do Brasil.

Centro Cultural Usiminas – Foto: Elvira Nascimento

Desde a sua criação, o centro de compras recebeu três expansões, concluídas em 23 de março de 2006, 12 de junho de 2007 e a última, 24 de setembro de 2015.

A última expansão, iniciada em 8 de julho de 2013 e inaugurada dois anos mais tarde em homenagem a seu 17º aniversário, resultou em um estacionamento coberto com sete andares, abrigando cerca de 1800 vagas, e um segundo andar locável, elevando a quantidade de lojas para além do dobro.

Em 2015, sua maior e última expansão é celebrada – Foto: Elvira Nascimento

Cinema, praça de alimentação, vitrines e também espaço de cultura, o Shopping Vale do Aço é mais que um centro de consumo, é um ponto de encontro entre principalmente jovens, de Ipatinga e das diversas cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Praça da Alimentação – Foto: divulgação

Fechado por alguns meses, devido a Pandemia, o shopping celebra seus 23 anos, com novas marcas aportando em suas lojas. São mais de 20 novas operações comerciais nos últimos 12 meses, para um público estimado em 650 mil pessoas mensalmente.

HOME HEADER 2 – FABRICIANO 75 ANOS

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página