HOME HEADER 1 – USIMINAS ALTO FORNO 3

A pouca idade deixou de ser um diferencial na batalha contra a covid-19 em todo o mundo

Com o avanço da vacinação, o perfil epidemiológico, ou seja, o quadro de pessoas infectadas pela doença tem mudado. É o que aponta um levantamento feito pelo médico cooperado e intensivista da Unimed Vale do Aço, Dr. Alysson da Silveira Campos.

“Estamos com um predomínio de pacientes jovens, pessoas com menos de 60 anos, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O número de idosos vacinados hospitalizados reduziu de forma extraordinária, assim como o número de óbitos em vacinados. A título de exemplo no mês de julho, dos pacientes internados, menos de 40% são idosos. Já em relação aos óbitos pelo coronavírus, também houve uma redução e o que chama a atenção é que nos últimos dois meses, apesar da queda drástica no número de óbitos, observamos que mais de 80% dos casos registrados foram em pacientes jovens”, detalhou o médico.

Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do vacinômetro, confirmam a análise do intensivista. Segundo dados, mais de 85% dos idosos já receberam a primeira dose e mais de 60% também se imunizaram com a segunda. Ainda, de acordo com a Sala de Situação, houve uma queda na proporção de óbitos e internações em UTI por covid-19 de pessoas com mais de 60 anos, assim como uma diminuição no número de óbitos.

Cautela

Para o médico cooperado, apesar dos avanços da imunização, a prudência ainda é necessária. “Quero destacar a importância de um certo zelo diante da possibilidade da covid 19 se manifestar de forma grave, principalmente entre os jovens, sobretudo nos não vacinados. Temos que voltar a normalidade, mas é preciso ter cautela. A vacina já está chegando a faixa etária dos 40 anos em diversas localidades, com previsão em setembro de doses a toda população adulta. A vacinação está caminhando e eu acredito muito que vamos superar a pandemia, mas ainda é preciso prudência. Evite aglomerações, mas se vai encontrar alguém, tenha cuidado, use máscara, higienize as mãos”, alertou o intensivista.

Dr. Alysson da Silveira ainda reforçou a importância do uso de máscara para a prevenção da covid-19. “O maior exemplo da proteção ofertada pela máscara é o que ocorre com os profissionais de saúde: se não fosse ela, vários médicos e enfermeiros, por exemplo, teriam se infectado pela covid e até mesmo ido a óbito. Criticar seu uso é equivocado”, destacou.

Vacinação

Outro assunto levantado pelo médico cooperado foi a eficácia da vacina. Segundo ele, a imunização é uma forte aliada no combate ao coronavírus.

HOME HEADER 2 – FABRICIANO 75 ANOS

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página