HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Belo Horizonte foi eleita, ao lado de Buenos Aires, Lima e Bogotá, para representar a América do Sul e Caribe no conselho da World Tourism Cities Federation (WTCF)

A entidade, criada em 2012, é uma organização internacional de turismo sem fins lucrativos que visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do turismo. O anúncio dos novos componentes do conselho foi feito nesta terça-feira (13/7). Ao comunicar a eleição, a federação justificou a escolha afirmando que o apoio oferecido por Belo Horizonte à WTCF foi muito apreciado e que a expectativa é de uma cooperação mais estreita e frutífera a partir de agora. Dessa forma, a capital mineira participará mais ativamente na tomada de decisões executivas da instituição, além de ter entre suas novas atribuições a deliberação sobre assuntos relacionados ao estatuto da federação, a execução das decisões da Assembleia Geral, a revisão dos relatórios de trabalho, a recomendação do candidato a Secretário-Geral, a admissão de novos membros, assim como a escolha dos locais para a realização dos eventos oficiais.

A participação no conselho é, não só a oportunidade de representar a América Latina em uma das maiores redes internacionais de cidades dedicada ao turismo, mas também a chance de posicionar Belo Horizonte como um destino com caráter assertivo, consultivo e estratégico no campo do turismo urbano e de cidades, uma temática relevante para o desenvolvimento da capital mineira.

“Integrar o conselho amplia nossas relações institucionais e proporciona uma abertura a outros mercados internacionais, tendo como foco o estímulo e promoção da atratividade de cidades como destinos de viagens. Vale lembrar que essa rede nos permite, além da troca de experiências, uma importante aproximação com um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo, que é a China, com grande potencial especialmente para as próximas décadas”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

“Belo Horizonte vem se consolidando como importante articuladora de redes internacionais. Integrar o conselho reafirma nosso compromisso em tornar a capital mineira global, não só como destino para investimentos, mas também para receber turistas internacionais”, comenta Cristiane Serpa, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico.

Essa será a terceira formação de conselho da WTCF e contará com representantes da Ásia e Pacífico, Europa, África, América do Norte, América do Sul e Caribe, dentre membros das cidades, e integrantes institucionais, que são divididos entre agências de viagens, cias aéreas, empresas de turismo e imprensa.

Belo Horizonte é membro da  WTCF desde 2017, quando passou a integrar a lista das 16 cidades latino-americanas filiadas à instituição, sendo a primeira brasileira. Em 2019, Foz do Iguaçu também se tornou uma afiliada.

Sobre a WTCF

A World Tourism Cities Federation (WTCF) foi formada voluntariamente por cidades turísticas relevantes e instituições relacionadas ao turismo de todo o mundo, sob a iniciativa de Pequim. É a primeira organização internacional de turismo mundial com foco em cidades. Guiada pela visão central do “Better City, Better Life” (em tradução livre, Cidade Melhor, Vida Melhor), fornece aos seus membros serviços que cobrem toda a cadeia industrial do turismo.

À princípio com 58 membros fundadores, a WTCF agora se tornou uma organização internacional com 228 integrantes, cobrindo 75 países e regiões. Desses, 150 são cidades e 78 membros institucionais. Na última categoria se incluem agências de viagens, meios de comunicação de massa, aeroportos, companhias aéreas, grupos de hotéis, empresas de cruzeiros e empresas financeiras. Com seu crescente apelo, capacidade, liderança e influência na indústria do turismo, a WTCF é considerada a organização internacional de turismo que mais cresce e tem voltado atenção especial ao mercado latino-americano.

Lista de integrantes do novo conselho da WTCF

América do Sul e Caribe

Buenos Aires

Lima

Bogotá

Belo Horizonte

Ásia & Pacífico

Pequim

Seul

Hong Kong

Bangkok

Xangai

Wellington

Jacarta

Macau

Guangzhou

Sapporo

Chengdu

Petra

Kathmandu

Busan

Tel Aviv-Yafo

Europa

Berlim

Londres

Barcelona

Helsinque

Moscou

Paris

Viena

Madrid

Atenas

Copenhague

Florença

Milão

África

Casablanca

Victoria

Marrakech

Membros do Conselho Institucional

Agências de viagens

Beijing Tourism Group

Trip.com

China Tourism Group

CAISSA Touristic

China CYTS Tours Holding Co., Ltd.

Airbnb

JTB Corp.

Utour Group Co., Ltd.

Companhias aéreas

Air China Limited

Capital Airports Holdings Limited

Outras empresas de turismo

China UnionPay

Carnival Corporation & PLC/Costa

Empresas de comunicação

China Tourism News

Tencent Technology (Beijing) Co. Ltd.

Hong Kong Ta Kung Wen Wei Media

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página