HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Maior entidade de Minas Gerais no gênero, associação ganha reconhecimento de personalidades e associados.

AAPI Unidade Fabriciano

Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga – AAPI completa 40 anos dia 06 de setembro. Uma intensa programação para marcar a histórica data teve que ser adequada à nova realidade de distanciamento social, imposta pela pandemia da Covid-19.  As atividades alusivas ao aniversário da instituição são desenvolvidas por meio da rede social, produção de vídeos, spots de rádio. Mesmo com a suspensão da Semana do Aposentado 2020, (principal evento da entidade), a diretoria da AAPI entende que há muito a ser comemorado, principalmente com relação a qualidade dos serviços e o contingente de associados em sua área de cobertura. A AAPI conta com 35 mil associados diretos nas modalidades Master e Premium.

 História

A primeira reunião com o objetivo de criação da AAPI ocorreu na residência do aposentado Leandro Soares. Era o dia seis de abril de 1980, momento de discussão para a criação da Comissão Pró Fundação da instituição. Participaram do encontro os pioneiros João Martins Neto, João Braga de Mendanha e Luiz Eldino Sena. Oficialmente a data de inauguração da AAPI é o dia 06 de setembro, após uma votação em assembleia convocada com o objetivo principal de se constituir a entidade. A primeira formação de diretores ficou assim: José Jackson de Vasconcelos (presidente), Ari de Souza (vice-presidente), João Martins Neto (1º secretário), Joaquim Vieira Guimarães (2º secretário), Antônio Cordeiro do Nascimento (diretor-social), Luiz Eldino Sena (tesoureiro-geral) e Leandro Soares (1º tesoureiro).

Os outros presidentes da AAPI seguindo a sua linha do tempo foram: José Jackson de Vasconcelos, Claudionor Braz de Souza, José Victor Ferreira, José Mauro da Silva, Sebastião Milton Rosa, Lauro César Botelho, José Clementino de Carvalho, Edízio Simplício Netto, Elias Caetano Ferreira, e atualmente o presidente em exercício, Wanderley Mendes Ribeiro.

 Patrimônio

A AAPI materializou literalmente a obra de cada um. Seus 40 anos transcendem os limites geográficos de sua sede erguida no antigo bairro Areal, hoje Imbaúbas, onde também funcionam vários consultórios médicos, a central de Laboratório de Análises Clínicas, Auditório, Refeitório e demais espaços dos processos de governança coorporativa. As outras unidades de saúde se localizam nos bairros Jardim Panorama, Canaã/Bethânia, Cidade Nobre, Ipaba, Belo Oriente e a Subsede em Coronel Fabriciano, à rua José Vivi, bairros dos Professores. A AAPI consolida mensalmente 15 mil consultas médicas, além de 10 mil exames laboratoriais.

O Clube dos Pioneiros é a sede social da AAPI, dotado de espaço para eventos, campos de futebol, sauna, salas adaptadas para cursos de qualificação, espaços de convivência e amplo estacionamento no bairro Bom Retiro. O Turismo é outra importante área que ganhou reconhecimento dos associados após a conclusão do Complexo Turístico de Guriri denominado Recanto dos Pioneiros. Além de Minas Gerais e Espírito Santo a AAPI anuncia um novo investimento na Bahia. Em 2021, deverão começar as obras do Recanto dos Pioneiros II no município de Prado-BA.

Depoimentos

Salvador Prado Júnior, Diretor Presidente da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, enviou sua mensagem à diretoria e funcionários da AAPI: “Trata-se de uma marca notável pelas conquistas e o legado que vem sendo realizados em benefício dos associados e familiares, trazendo mais saúde, prevenção, assistência, lazer e qualidade de vida para todos os participantes”. Salvador finalizou desejando “êxito, prosperidade e sucesso a todos da AAPI”.

O presidente da Consul Adilson Yukishigue Suda fez um paralelo das histórias da cooperativa de consumo, que surgiu para suprir as necessidades básicas dos funcionários da Usiminas, e da AAPI que foi fundada pelos pioneiros de Ipatinga diante do que aprenderam na siderúrgica: “São valores de ética, fraternidade e honestidade que foram moldados pela AAPI e compartilhados”. Suda enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação que “além de trazer qualidade de vida, traz longevidade e alegria de viver”.

A diretoria da Nippon Stell também congratulou a AAPI pela data. Yuichi Akiyama, presidente da Nippon Stell América do Sul, lamentou não poder estar em Ipatinga e destacou: “Mais que celebrar seu aniversário, celebramos os 40 anos de muito esforço, comprometimento, seriedade e honestidade daqueles que se dedicaram tanto para o crescimento da região e da comunidade, além de contribuir para o desenvolvimento da Usiminas”. Akiyama reforçou que o bom relacionamento entre as empresas e a AAPI deve sempre prevalecer.

Américo Ferreira Neto, vice-Presidente Industrial da Usiminas citou os pioneiros João Martins Neto, João Braga de Mendanha e Luiz Eldino Sena e lembrou da história que a AAPI construiu no Vale do Aço em parceira com a Usiminas. “É momento de agradecermos o empenho e a dedicação dos profissionais que ao longo de 40 anos prestaram bons serviços ao Vale do Aço junto à AAPI”.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página